Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Concerto solidário com lotação esgotada em Leiria junta 10.500 euros

Vários artistas de Leiria atuaram hoje à noite num espetáculo solidário, obtendo 10.500 euros de receita que será entregue às vítimas dos incêndios do norte do distrito, nos concelhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.

Concerto solidário com lotação esgotada em Leiria junta 10.500 euros
Notícias ao Minuto

07:30 - 25/06/17 por Lusa

Cultura Pedrógão Grande

Sete centenas de espetadores lotaram a capacidade do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, respondendo ao apelo do município e de vários artistas da cidade, lançado que no dia seguinte ao inicio do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.

David Fonseca, que atuou acompanhado pela Orquestra de Jazz de Leiria e interpretou "standards" de jazz, foi dos poucos artistas a falar sobre o acontecimento.

"É sempre difícil ter algumas palavras para dizer nestes momentos. Mas o que gostava de ressaltar é que, perante algo tão trágico como o que aconteceu, conseguirmos juntar-nos. A arte pode servir para nos encontramos todos de novo", disse o cantor.

Ao longo da noite atuaram Few Fingers com Surma, o guitarrista Pedro Rodrigues, a Big Band do Orfeão de Leiria, artistas da Sociedade Artística Musical dos Pousos, Sean Riley & The Slowriders e os bailarinos da Academia de Ballet e Dança Annarella. The Legendary Tigerman foi de Coimbra a Leiria para fechar a noite.

No início do espetáculo, os apresentadores afirmaram que "a uma tragédia como esta responde-se com o melhor que temos".

"Esta iniciativa pretende homenagear as vítimas mas, sobretudo, ajudar os que ficaram, perderam as casas, as empresas, o sustento. O momento é de reflexão mas é também de ação", disse o jornalista Anselmo Crespo, natural de Leiria, um dos apresentadores da iniciativa.

A receita obtida esta noite será depositada numa conta aberta pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, que fará chegar a verba às pessoas afetadas pelos fogos.

O incêndio que deflagrou há uma semana, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que só hoje ficou extinto, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

O fogo atingiu também os concelhos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, e chegou aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório