Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Em 'Ama-San', Cláudia Varejão filma um mergulho na cultura japonesa

A realizadora Cláudia Varejão registou em 'Ama San' uma prática japonesa milenar de pesca por mergulho só executada por mulheres e o filme vai ser exibido no sábado, no DocLisboa.

Em 'Ama-San', Cláudia Varejão filma um mergulho na cultura japonesa
Notícias ao Minuto

18:21 - 21/10/16 por Lusa

Cultura Realizador

"Ama-San" é o resultado de um trabalho de pesquisa de Cláudia Varejão no Japão em torno de pescadoras que apanham moluscos e bivalves, mergulhando sem garrafas de oxigénio, uma prática milenar que é reservada apenas às mulheres, muitas com mais de 60 anos.

Cláudia Varejão partiu para o Japão em 2013, depois de ter descoberto a existência das ama-san num livro de poesia. "Achei aquela realidade incrível, não conhecia e das pesquisas que fiz não encontrei qualquer documentário. Se não há, faço-o eu", disse à agência Lusa.

Depois de pesquisas e vários contactos com comunidades e aldeias onde vivem e trabalham estas pescadoras, Claúdia Varejão voltou ao Japão em 2014 para filmar, na vila piscatória de Wagu, um grupo de mulheres que mergulha diariamente respeitando técnicas tradicionais e rituais antigos.

"É uma realidade muito rica. Numa sociedade patriarcal, onde a mulher tem uma imagem muitas vezes submissa, existem estas mulheres - as ama san - a fazerem uma coisa que os homens nunca fizeram e com esta força e ao mesmo tempo fragilidade no seu quotidiano", contou.

Sempre acompanhada de um intérprete de japonês, Cláudia Varejão colocou-se na posição de observadora do quotidiano de três mulheres mergulhadoras tanto no mar como em terra, em ambiente familiar e social.

Mais do que sublinhar a peculiaridade de uma cultura tão diferente da realidade ocidental, Cláudia Varejão acabou por encontrar sobretudo semelhanças.

"Humanamente temos os mesmos gestos e necessidades. O tempo é outro, dá-se mais importância às coisas essenciais, à família, ao estarem juntos, é um reconectar com o que é importante na vida, há uma harmonia em relação à vida", que pode parece estranho, por exemplo, aos que vivem nas cidades, disse.

Além do documentário, este projeto de Cláudia Varejão desdobrou-se ainda num livro e numa exposição fotográfica, que já esteve patente no Museu do Oriente.

"Ama-san" tem estreia nacional no DocLisboa, na secção da competição nacional, depois de ter sido exibido em vários festivais. O filme recebeu uma menção especial no festival de Karlovy Vary, na República Checa.

Depois da exibição no DocLisboa, Cláudia Varejão afirmou que há garantia de exibição comercial do filme até ao final do ano pelo menos em Lisboa.

Cláudia Varejão, natural do Porto, é autora das curtas-metragens "Falta-me", "Fim-de-semana", "Um dia frio" e "Luz da Manhã" e da longa-metragem "No escuro do cinema descalço os sapatos".

O DocLisboa começou na quinta-feira e termina no dia 30.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório