Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Obras de arte dão nova vida a montras de São Luís, em Odemira

Decoradas com obras de arte, a partir de sábado, as montras de lojas de São Luís, em Odemira, Beja, ganham nova vida durante uma iniciativa que faz das ruas da aldeia o palco principal de diferentes expressões artísticas.

Obras de arte dão nova vida a montras de São Luís, em Odemira
Notícias ao Minuto

23:51 - 12/08/16 por Lusa

Cultura Beja

Teatro, artesanato, performances e música ao vivo vão sair à rua na aldeia de São Luís, durante a segunda edição da Montras, uma mostra de artistas e artesãos locais, que pretende "envolver a comunidade", segundo disse hoje à agência Lusa Filomena Patrício, do Movimento de Transição de São Luís, entidade organizadora.

"Esta foi uma aldeia com muito comércio, mas, ao longo do tempo, as lojas foram fechando", recordou, explicando que a "primeira ideia" era "dar vida às lojas desativadas com obras de arte", no entanto, "os comerciantes com espaços abertos também quiseram participar" e, por isso, vão ter as montras decoradas por artistas.

No evento, em São Luís, no concelho de Odemira, distrito de Beja, juntam-se "as mais diversas manifestações artísticas", das populares às urbanas, eruditas ou experimentais.

Este ano, o Montras "tem um programa mais intenso", com espetáculos a decorrer principalmente na rua, mas também noutros espaços, com um concerto "numa oficina de bicicletas", adiantou Filomena Patrício.

Espetáculos de dança, concertos de música popular, jazz, rock ou clássica, cante ao baldão e cante alentejano, poesia e ainda workshops de expressão dramática para famílias, de animação de rua, de costura para crianças, de pintura e de construção de mandalas completam o programa "intenso" para o fim de semana.

Duas ruas da aldeia fecham ao trânsito no sábado e no domingo, a partir das 18:00, para passarem a ser o palco principal do evento, que conta com a participação de artistas plásticos, arquitetos, músicos, artesãos, atores, fotógrafos e, entre outros, designers que nasceram, residem ou têm ligação à freguesia de São Luís.

A exceção são dois projetos convidados, de artistas com ligação ao concelho de Odemira, como é o caso de Inês Jacques, da área da dança e do vídeo, e do coletivo Storytailors, da área da moda.

Alexandre Bastos, Ana Baleia, Ana Gabriel, André Vizinho, Carlota Ereira, Christina Ferguson, Denis Lévy, Filipa Saramago, João Veiga, Joana Gregório, Margarita Mejia, Maya Fernandes Kempe, Miguel Peixinho, Maria Saudade Mansos, Nuno Góis, Oliver Albrecht, Patrícia Caldeira, Sara Serrão e Tiago Jesus são outros dos muitos artistas que participam na iniciativa.

Embora o programa de animação decorra apenas durante sábado e domingo, a exposição de montras decoradas pelos vários artistas vai continuar a marcar a diferença nas lojas do comércio local até ao dia 04 de setembro.

O Montras é organizado pelo Movimento de Transição São Luís e pelo Coletivo Artístico Intervenção Social, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Luís, município de Odemira, Casa do Povo, Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense, Cultivamos Cultura e o Três em Pipa, com o apoio do comércio e da população.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório