Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UNESCO inclui quatro novos locais na lista de Patrimonio Mundial

A UNESCO incluiu hoje quatro novos locais na lista do Património Mundial, incluindo a obra do arquiteto suíço Le Corbusier (1887-1965), mas também o projeto urbanístico da Pampulha, em Belo Horizonte (Brasil).

UNESCO inclui quatro novos locais na lista de Patrimonio Mundial
Notícias ao Minuto

14:44 - 17/07/16 por Lusa

Cultura Monumentos

A candidatura de Le Corbusier tinha sido apresentada pela Argentina, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Índia e Japão.

A maioria dos 17 edifícios escolhidos para a candidatura localizam-se em França e na Suíça, mas também incluem casa argentina Curutchet, na cidade de La Plata, o Museu Nacional de Tóquio e o complexo do Capitólio na cidade de Chandigarh, na Índia.

A lista passou também a incluir o Conjunto Arquitetónico da Pampulha, em Belo Horizonte, que foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, concluído em 1943 e construído em torno de um lago artificial.

A UNESCO colocou igualmente na lista os estaleiros britânicos da ilha de Antígua, no Mar do Caribe, construídos em 1720, e o Parque Nacional Khangchendzonga, no norte da Índia, nas encostas do monte Kanchenjunga, entre o Nepal e o Butão.

Está previsto ainda para hoje que seja aceite a candidatura do arquipélago Revillagigedo, no sul da Califórnia (EUA), apresentada pelo México, pelo seu valor único como ecossistema e apoiada pelos órgãos consultivos da UNESCO.

Na sexta-feira à tarde já tinham sido aceites os dolmens de Antequera, na província espanhola de Málaga, o complexo da cidade arménia medieval de Ani, no nordeste da Turquia, o conjunto histórico de Filipi, no nordeste da Grécia, e por último, o complexo de cavernas de Gorham na colónia de Gibraltar, apresentado pelo Reino Unido.

Estas cavernas figuram como património cultural, não natural, porque o seu valor reside nos vestígios da sua ocupação pelo homem de Neandertal, que viveu nesses lugares há mais de 125.000 anos.

O Comité do Património Mundial da UNESCO, reunido em Istambul, desde domingo passado, decidiu encurtar em três dias a reunião e terminar hoje o encontro, na sequência da tentativa de golpe de Estado na sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório