Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Exposição de fotografías de António Barreto mostra "encontro feliz"

O Museu do Douro inaugura a 10 de julho, na Régua, uma exposição de 55 fotografias do sociólogo António Barreto que revelam a sua visão das vinhas, do vinho, do rio ou dos socalcos da região do Douro.

Exposição de fotografías de António Barreto mostra "encontro feliz"
Notícias ao Minuto

14:30 - 03/07/15 por Lusa

Cultura Douro

Com o título "Douro, lugar de um encontro feliz", a exposição mostra fotografias do autor realizadas entre 1978 e 2014.

A mostra estará patente ao público na sede do Museu do Douro, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, de 10 de julho a 28 de setembro de 2015.

Depois deste período, entra em itinerância pela Região Demarcada do Douro.

Através de 55 fotografias a cores e a preto e branco, António Barreto revela vários "pontos de vista e de impressões proporcionada pela região, com particular foco nas vinhas, no vinho, no rio e nos socalcos e encostas dos vales do Douro e seus afluentes".

Segundo um comunicado divulgado hoje pelo museu, este Douro foi o palco para um "encontro feliz" entre trabalhadores, lavradores e comerciantes, entre portugueses e estrangeiros (ingleses, escoceses ou holandeses), de que "resultou um grande vinho e uma paisagem única".

Através da sua câmara fotográfica, o autor mostra o resultado "deste enorme esforço humano de trabalho, cuidado e disciplina" que ocorreu no Douro ao longo de séculos e que é também "o testemunho de capítulos importantes da história de Portugal e do seu comércio".

António Barreto nasceu no Porto em 1942. É sociólogo, professor universitário e político, foi deputado e membro do Governo e é colunista de vários jornais.

Foi ainda o autor da série de televisão "Portugal, um retrato social" e do documentário "As horas do Douro".

Foi presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, de 2009 a 2014, é sócio fundador da Associação Portuguesa de Photographia (APPh) e escreveu vários livros, entre os quais "Um retrato do Douro", "Douro", "Fotografias 1967-2010" e "Douro: rio, gente e vinho".

A exposição é comissariada por Ângela Camila Castelo-Branco e o projeto contou com a parceria da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório