Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Festival Internacional de Órgão em Santo Tirso de 22 a 24 de outubro

Os músicos Andrea Macinanti, Michael Schoch, Rosana Orsini e Marco Brescia vão atuar na 7.ª edição do Festival Internacional de Órgão (FIO), que vai decorrer entre 22 e 24 de outubro, em Santo Tirso, foi hoje anunciado.

Festival Internacional de Órgão em Santo Tirso de 22 a 24 de outubro
Notícias ao Minuto

19:02 - 12/10/21 por Lusa

Cultura Santo Tirso

Os concertos, que terão lugar no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto e no Instituto Nun'Alvres, começam no dia 22, pelas 21:00, com um recital de órgão pelo italiano Andrea Macinanti, lê-se no comunicado da Câmara de Santo Tirso.

Professor de órgão e de canto gregoriano no Conservatório de Bolonha, em Itália, "Macinanti tem uma vasta carreira musical, com vários discos editados e concertos um pouco por todo o mundo", refere a nota de imprensa.

No dia seguinte, a partir das 21:30, atuará o organista austríaco Michael Schoch, na Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto, acrescenta o documento, que destaca o facto de Schoch ser "um dos poucos músicos a ser igualmente proficiente no repertório de piano e de órgão".

Desde que lhe foi atribuído o 1º prémio no Concurso Internacional de Música ARD na categoria de órgão, após 40 anos em que esta distinção não foi entregue, atuou em palcos e nas catedrais de Riga, Passau, Merseburg, Mainz e Speyer.

Segundo o programa, o encerramento do festival será dia 24 de outubro, pelas 17:00, no auditório do Instituto Nun'Alvres, com um concerto interpretado pela soprano Rosana Orsini e pelo organista Marco Brescia, que serão acompanhados pela dança do grupo Artis Bailado.

Marco Brescia é um pianista e organista italiano de origem brasileira, residente em Santo Tirso, que tem no "currículo vários prémios e é regularmente convidado para atuar nos mais prestigiados festivais internacionais de Órgão e de Música Antiga, formando desde 2006 um duo com Rosana Orsini, soprano brasileira que conta com atuações aclamadas pela crítica em óperas e recitais de música sacra na Europa, Estados Unidos e América do Sul", destaca a nota de imprensa.

Todos os concertos do FIO têm entrada livre, limitada à capacidade de lotação de cada espaço, informa a organização.

Com direção de Marco Brescia, o FIO prosseguirá depois em Vila Nova de Famalicão, onde vai decorrer no fim de semana seguinte, de 29 a 31 de outubro.

Leia Também: Coruja com asa ferida recolhida em Santo Tirso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório