Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Portuguesa Maria Ribas nomeada para os Prémios Swan dos Países Baixos

A bailarina portuguesa Maria Ribas está nomeada para um prémio Swan de "apresentação de dança mais impressionante", foi hoje divulgado.

Portuguesa Maria Ribas nomeada para os Prémios Swan dos Países Baixos
Notícias ao Minuto

15:23 - 03/10/20 por Lusa

Cultura Bailarina

A portuguesa foi nomeada no decorrer do Nederlandse Dansdagen (Festival de Dança dos Países Baixos), em que apresentou a coreografia "Sweet Like a Chocolate", de Emio Greco e Pieter C. Scholten, com música de Beethoven, designadamente a 5.ª Sinfonia.

Os Swan são considerados os mais importantes prémios na área da dança, nos Países Baixos.

Num vídeo divulgado, a bailarina afirma que esta peça é sobre "todas as características da mulher, ser sensual, vulnerável e ao mesmo tempo forte".

O Nederlandse Dansdagen está a decorrer até à próxima quinta-feira, via internet - https://nederlandsedansdagen.nl.

Maria Ribas tem como parceiro, o bailarino Victor Callens.

A bailarina portuguesa estudou no Conservatório Nacional, em Lisboa e atualmente, faz parte da companhia de dança ICK Dans Amsterdam, e anteriormente fez parte do Ballet Nacional de Marselha, em França.

Além da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Marias Ribas estudou na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa e na École Supérieure de Danse Rosella Hightower, em Cannes, no sul de França.

Ribas, em 2015 conquistou a medalha de prata no Valentina Kozlova International Ballet Competition, em Nova Iorque, na categoria júnior -- dos 15 aos 17 anos -- em dança contemporânea.

E nesse mesmo ano o 1.º lugar em dança contemporânea no Festival Internacional de Dança Tanzolimp, em Berlim.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório