Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Alcino Soutinho "deixou a sua marca" no País

O arquiteto Alcino Soutinho, falecido no domingo aos 83 amos, "deixou a sua marca por todo o país, numa presença feita de rigor e pureza no traço arquitetónico", afirma em comunicado a presidente da Assembleia da República.

Alcino Soutinho "deixou a sua marca" no País
Notícias ao Minuto

13:46 - 25/11/13 por Lusa

Cultura Assunção Esteves

"Alcino Soutinho deixou a sua marca por todo o país, numa presença feita de rigor e pureza no traço arquitetónico, no encontro de soluções de grande expressividade, sempre com uma particular atenção ao contexto da sua arte", lê-se na mensagem de pesar de Assunção Esteves, divulgado hoje.

"Na arquitetura, na sua atividade de docência na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e também na pintura, Alcino Soutinho deixa-nos um legado de justeza e inventividade que devemos recordar e celebrar sempre", afirma presidente do parlamento.

Assunção Esteves aponta como "emblemáticas" as "construções como os Paços do Concelho e a Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, a Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto, ou o Museu do Neorrealismo, em Vila Franca de Xira".

Para Assunção Esteves, "Portugal perdeu um dos seus maiores arquitetos e um dos mais destacados representantes da 'Escola do Porto'.

Alcino Soutinho faleceu domingo no Porto, vítima de doença oncológica.

O corpo do arquiteto está a ser velado na Igreja de Cristo-Rei, no bairro da Boavista, no Porto, de onde sairá na terça-feira funeral para o tanatório de Matosinhos, onde se realizará uma cerimónia de cremação, disse à Lusa fonte da Câmara do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório