Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Historiador António Borges Coelho recebe Prémio Universidade de Lisboa

O historiador António Borges de Coelho, de 90 anos, recebe o Prémio Universidade de Lisboa, hoje, às 17:00, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, uma distinção atribuída pelo seu "singular percurso na historiografia portuguesa".

Historiador António Borges Coelho recebe Prémio Universidade de Lisboa
Notícias ao Minuto

06:39 - 26/11/18 por Lusa

Cultura Distinção

António Borges Coelho é autor, entre outras obras, de "Raízes da Expansão Portuguesa" e "Inquisição de Évora", e, segundo o júri do galardão, é "um nome singular na historiografia portuguesa contemporânea".

O júri, ao qual presidiu o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, catedrático de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, destacou em ata o "trabalho inovador" do historiador, que foi aluno desta Universidade e, de 1974 a 1994, professor no Departamento de História da Faculdade de Letras, tendo ensinado centenas de alunos "nos quais deixou marcas, pelas suas qualidades humanas e pedagógicas".

"Além da relevância do seu percurso científico, muitas vezes perseguido em circunstâncias adversas, o júri sublinhou a grande erudição e acessibilidade da sua obra, e o seu comprometimento com a cultura e a língua, evidenciado no modo como integra na narrativa dos acontecimentos a caracterização detalhada de instituições, informações demográficas, e estruturas económicas, sociais e culturais", lê-se no mesmo texto.

O júri, que foi ainda constituído por Paulo Macedo, António M. Feijó, Carlos Salema, David Diniz, Eduardo Paz Ferreira, José Pedro Sousa Dias, Leonor Beleza, Maria do Carmo Sousa, Teresa Patrício Gouveia e Vítor Caldeira, destacou a História de Portugal, atualmente com seis volumes, na qual Borges Coelho está a trabalhar.

Para o júri, nesta História de Portugal, António Borges Coelho "cumulativamente delineia uma interpretação global do percurso histórico nacional, das origens à atualidade".

Em outubro passado, numa entrevista à agência Lusa, o historiador António Borges Coelho afirmou que "a História é uma ciência perigosa", e recordou as palavras do humanista português João de Barros, historiador da Ásia, o segundo o qual a História implica muito perigo e exige muito trabalho.

"A História marca sempre, mesmo que o historiador não consiga completamente dominar as suas ideias, isto é, aquilo que ele é. [A História] é um documento que dá uma visão do passado, e que, se for nova e verdadeira, vai ao fundo da verdade, e vai criar muitos anticorpos. A História é uma ciência perigosa", disse.

O Prémio Universidade de Lisboa tem o valor pecuniário de 25.000 euros.

No ano passado, o galardão distinguiu a imunologista Maria de Sousa, uma das primeiras mulheres portuguesas reconhecidas internacionalmente pelas suas descobertas científicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório