Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Recondução de Carlos Costa divide Albuquerque e Passos

A liderança de Carlos Costa no Banco de Portugal esteve particularmente em foco durante a crise provocada pelo BES.

Recondução de Carlos Costa divide Albuquerque e Passos
Notícias ao Minuto

08:22 - 22/05/15 por Notícias ao Minuto

Política Banco de Portugal

A possível recondução de Carlos Costa no cargo de Governador do Banco de Portugal estará a provocar divisões de opiniões no Executivo. Escreve o semanário Sol que, enquanto o Passos Coelho mostra sinais de querer a recondução de Carlos Costa, a ministra das Finanças poderá mesmo opor-se à decisão.

A crise provocada pela falência do banco liderado por Ricardo Salgado estará no cerne da questão. Ao Sol, uma fonte próxima do processo revela que Maria Luís Albuquerque sente que Costa “por várias vezes lhe mentiu” durante o caso BES.

Para a ministra das Finanças, o momento atual poderá ser uma oportunidade de rever alguns aspetos na supervisão do setor financeiro. Uma alteração na própria liderança do regulador poderia, desse modo, ser tida em conta como parte do processo de mudança.

Passos Coelho, porém, já antes tinha manifestado que, ainda que tenham ocorrido algumas falhas em termos de supervisão, não se pode responsabilizar o regulador “pelo facto de alguém ter decidido cometer um crime”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório