Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

PAN engrossa protesto sobre canil municipal "não licenciado"

O Canil Municipal do Porto "não está licenciado pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária", denunciou hoje fonte do Comissariado do Porto do PAN (Pessoas-Animais-Natureza), anunciando que participará na manifestação de sábado.

PAN engrossa protesto sobre canil municipal "não licenciado"
Notícias ao Minuto

16:00 - 18/03/15 por Lusa

Política Porto

Uma manifestação contra as condições e o abate de animais no Canil Municipal do Porto está a ser organizada por um grupo de cidadãos da cidade do Porto para o próximo sábado, pelas 15:00, na rua S. Dinis, número 249.

O Canil Municipal do Porto, uma estrutura com mais de 80 anos, "não está licenciado pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária", "não cumpre a lei sobre o espaço das jaulas" e há funcionários sem formação para capturar animais na rua, acusa Georgina Figueiredo, presidente do Conselho Local do Porto do PAN, em entrevista telefónica à Lusa.

Georgina Figueiredo, que apoiou a candidatura de Manuel Pizarro (PS) à presidência da Câmara Municipal do Porto, contribuindo na elaboração do programa eleitoral do Partido Socialista para a área do Ambiente, diz agora sentir-se "defraudada" pelo facto de quem ganhou a Câmara do Porto "ainda não ter feito visivelmente nada" para o bem-estar dos animais da cidade.

"Exigimos que se faça mais e melhor", declara Georgina Figueiredo, garantindo que no próximo sábado vai participar na segunda manifestação deste ano contra as condições do Canil Municipal do Porto.

Em declarações à Lusa, Sandra da Costa Silva, uma das cidadãs que está a organizar a manifestação, e que a título pessoal retira animais da rua e os prepara para adoção, recorda que há mais de um ano que pede reuniões ao vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, mas que ele nunca a recebeu.

"Sinto que a Câmara do Porto não está interessada em ajudar os animais do Porto. Parece que os animais são insignificantes para o presidente", lamenta Sandra da Costa Silva, considerando que o Canil do Porto é "pequeno para o número de cães e gatos abandonados na cidade" e recordando que as jaulas do canil "não obedecem à lei nacional".

Um outro problema do Canil Municipal do Porto é não permitirem fazer a divulgação dos animais, nem deixarem entrar voluntários para não verem os abates, refere Sandra da Costa Silva, explicando que se deixassem fazer divulgação os animais arranjariam mais facilmente novos donos.

A Lusa tentou obter um comentário da Câmara Municipal do Porto sobre o assunto do Canil Municipal, mas até ao momento não foi possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório