Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cavaco não pediu urgência ao Constitucional

O Presidente da República, Cavaco Silva, não pediu urgência relativamente à análise às normas do Orçamento do Estado para 2013 que solicitou ao Tribunal Constitucional, no âmbito de um pedido de fiscalização sucessiva ao diploma, avançam o jornal i e a Rádio Renascença.

Cavaco não pediu urgência ao Constitucional
Notícias ao Minuto

07:37 - 03/01/13 por Notícias Ao Minuto

Política Orçamento

O Presidente da República, Cavaco Silva, foi bastante célere na remissão das normas do Orçamento do Estado para 2013 que lhe suscitam dúvidas para o Tribunal Constitucional. Fê-lo no primeiro dia em que tal seria possível, logo a seguir a ter promulgado o diploma, o que indiciaria a pretensãou ma decisão rápida por parte daquele órgão judicial. Ora, fonte do tribunal confirma que recebeu o requerimento do Chefe de Estado mas que não foi expresso qualquer pedido no sentido de se acelerarem prazos.

Se quisesse, e de acordo com a Lei, Cavaco Silva poderia ter requerido prioridade na apreciação do processo de fiscalização sucessiva. Não tendo sido o caso, não é possível apontar-se uma data para a pronúncia do Constitucional, nem “adequado avançar agora com uma estimativa precisa de quando será proferido o acórdão”, frisa o Palácio de Ratton.

No ano passado este tribunal demorou quatro meses a pronunciar-se acerca da constitucionalidade do Orçamento do Estado para 2012.

A Contribuição Extraordinária de Solidariedade para as pensões mais elevadas, a suspensão do pagamento do subsídio de férias ou equivalente aos funcionários públicos, bem como aos e pensionistas e aposentados, são as normas que levantaram dúvidas ao Presidente, as quais permitiriam uma redução do défice do Estado na ordem dos 1,4 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório