Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Editores da TVI rejeitam "qualquer espécie de censura"

Os editores da TVI rejeitaram esta quarta-feira ter havido "qualquer espécie de censura" em relação a uma peça da jornalista Ana Leal, que não foi emitida no 'Jornal das 8' de 26 de Janeiro, por decisão de Judite de Sousa.

Editores da TVI rejeitam "qualquer espécie de censura"
Notícias ao Minuto

17:48 - 20/03/13 por Lusa

País Informação

Numa nota hoje enviada à redacção do canal, os editores das secções de Desporto, Economia, Internacional, Política e Sociedade indicam que "faz parte das funções dos editores avaliar e decidir sobre a relevância, a forma e os conteúdos noticiosos", acrescentando que exercem as suas funções "sem constrangimentos e obedecendo sempre a critérios jornalísticos".

"Não fomos confrontados com qualquer espécie de censura e, se algum dia isso acontecer, seremos os primeiros a denunciá-la", lê-se na nota enviada aos jornalistas da estação televisiva, também subscrita pelos coordenadores de informação da TVI, Maria João Figueiredo e António Prata.

Em causa está uma queixa da jornalista Ana Leal ao Conselho de Redacção da TVI, que acusou a directora-adjunta, Judite de Sousa, de censura por não ter emitido uma peça sua sobre o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) no 'Jornal das 8' de dia 26 de Janeiro. Essa mesma peça acabou por ser emitida no dia seguinte, no programa 25ª Hora.

Também o director de informação da TVI, José Alberto Carvalho, apoiou a directora-adjunta, Judite de Sousa.

José Alberto Carvalho considerou que as acusações feitas pela jornalista Ana Leal e pelo Conselho de Redacção são "infundadas" e que "mancham um trabalho sério, honesto e competente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório