Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os seus filhos comem 20 pacotes de açúcar por dia

Embora a taxa de obesidade infantil em Portugal tenha parado de crescer, as famílias portuguesas continuam a cometer erros na alimentação dos filhos. A "gordura deixou de ser formosura", mas há quem ainda tente ganhar o afeto das crianças adoçando-lhes a boca, salienta o Expresso.

Os seus filhos comem 20 pacotes de açúcar por dia
Notícias ao Minuto

09:18 - 20/12/14 por Notícias Ao Minuto

País Estudo

A obesidade infantil em Portugal está a estagnar, mas continuamos a possuir uma das taxas mais elevadas da Europa, escreve o Expresso.

Para Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, nota-se que os pais deixaram de achar que “gordura é formusura” e estão agora mais preocupados em proporcionar uma alimentação mais saudável e equilibrada aos filhos. Porém, em média, os mais novos comem “20 pacotes de açúcar por dia, sem contar com o resto”, refere Júlia Galhardo, do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

Segundo um estudo da Direção Geral da Saúde (DGS) sobre a obesidade, as crianças mais obesas pertencem a famílias mais desfavorecidas, que muitas vezes optam por alimentos mais baratos, calóricos e que sabem melhor.

Os pais continuam também a errar ao permitir que os filhos bebam refrigerantes todos os dias e por permitirem que estes consumam, em idade pré-escolar, bolos e doces diariamente, bem como pizzas, hambúrgueres e batatas fritas semanalmente.

Os avós são outros dos culpados, por acharem que é com doces que conseguem comprar o amor dos netos.

Apesar dos dados serem, ainda, preocupantes - com mais de 16 mil pessoas a terem morrido, no ano passado vitimas desta doença - nutricionistas acreditam que se está a verificar uma mudança na mentalidade dos portugueses, que comem cada vez mais sopa e menos comida com sal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório