Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Celorico da Beira premeia melhores couves de Natal cultivadas no concelho

Cerca de 40 agricultores de Celorico da Beira são esperados na IV edição do Concurso de Couves de Natal, a realizar, no sábado, pela União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego.

Celorico da Beira premeia melhores couves de Natal cultivadas no concelho
Notícias ao Minuto

10:38 - 19/12/14 por Lusa

País Agricultura

"Já temos 30 agricultores inscritos, mas, como aceitamos inscrições no próprio dia, o número de participantes irá aumentar. Eu estou a apontar, no mínimo, para 40 concorrentes", disse hoje à agência Lusa o autarca José Rocha.

O evento que divulga a couve, um produto integrante da ementa natalícia, vai decorrer a partir das 09:00 na Praça da República, na vila de Celorico da Beira, distrito da Guarda, e tem o apoio da câmara municipal.

O presidente da União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego referiu que entre os inscritos encontram-se "meia dúzia de filhos de agricultores", o que revela o interesse dos jovens pelo evento.

Para incentivar os mais novos a apostarem na agricultura, o concurso também inclui a atribuição de dois prémios surpresa aos horticultores mais jovens, segundo a organização.

José Rocha disse à Lusa que o IV Concurso de Couves de Natal pretende, para além de distinguir os produtores das melhores couves cultivadas no concelho, chamar a atenção dos habitantes para a importância do setor agrícola.

"O concelho de Celorico da Beira tem atualmente meia dúzia de produtores de hortícolas", apontou o autarca, lembrando que nos anos de 1960/70, existiam várias dezenas de horticultores que vendiam os seus produtos em feiras e mercados dos concelhos de Guarda, Trancoso, Fornos de Algodres, Gouveia e Pinhel, entre outros.

O concurso vai premiar as dez melhores couves de Natal, de acordo com um regulamento que avalia padrões relacionados com o peso, o diâmetro e o aspeto, disse José Rocha.

No final do concurso, que tem participação gratuita, as couves serão oferecidas aos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, tal como aconteceu no ano anterior.

O programa do evento inclui, pelas 10:30, a avaliação dos exemplares pelo júri, seguindo-se, às 11:00, a divulgação dos vencedores e, pelas 12:30, um almoço convívio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório