Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal deve "ganhar coerência" na defesa dos direitos humanos

A organização Oikos defendeu hoje que a eleição de Portugal para o Conselho de Direitos Humanos da ONU deve ser encarada como uma oportunidade para o país "ganhar coerência" nesse campo.

Portugal deve "ganhar coerência" na defesa dos direitos humanos
Notícias ao Minuto

20:10 - 21/10/14 por Lusa

País Oikos

João José Fernandes, diretor-executivo da organização não-governamental para o desenvolvimento, sustentou à Lusa que Portugal "não tem sido coerente" em matéria de direitos humanos, ao permitir, por exemplo, a entrada da Guiné-Equatorial, com historial de violações neste domínio, na Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

"Portugal pode e deve ter um papel de enorme relevância" no Conselho, nomeadamente no alargamento da sua ação, e "ganhar coerência", afirmou, lembrando "a grande tradição" do país na defesa dos direitos humanos, ao ter sido pioneiro na abolição da pena de morte.

O diretor-executivo da Oikos considera que houve "um progresso" na luta contra a fome, mas recordou que continua a existir privação do acesso à alimentação, um direito humano básico, ao subsistirem "atropelos no acesso à terra".

A Assembleia-Geral das Nações Unidas elegeu hoje Portugal, com 184 votos, para o Conselho de Direitos Humanos, organismo que observa a proteção e a promoção internacional dos direitos humanos.

O mandato decorrerá entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 e a candidatura portuguesa foi apresentada há três anos.

A Oikos trabalha em comunidades e regiões de países mais pobres, em áreas como a educação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório