Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Sabia que não há 255 medicamentos em farmácias e hospitais?

O Infarmed identificou 787 ruturas relativas a 255 substâncias diferentes usadas em hospitais e ambulatórios. Segundo o Diário de Notícias (DN), a falta de medicamentos afeta ainda as farmácias portuguesas e entre os mais escassos encontram-se a vacina da BCG, remédios na área vascular, hematologia e artrite reumatoide.

Sabia que não há 255 medicamentos em farmácias e hospitais?
Notícias ao Minuto

08:53 - 10/10/14 por Notícias Ao Minuto

País Infarmed

Falhas por parte da indústria farmacêutica estão na origem da deteção de 787 ruturas. Dados do Infarmed, citados pelo Diário de Notícias (DN), dão conta da falta de 255 medicamentos nos hospitais, ambulatórios e farmácias nacionais.

Entre os mais afetados com esta rutura está a vacina da BCG. Contudo, estão também indisponíveis remédios na área vascular, hematologia ou artrite reumatoide e a vacina contra a tuberculose.

Segundo o DN, cerca de 70% dos medicamentos que estão atualmente em falta fazem parte de quatro grupos: sistema nervoso central, aparelho respiratório, hormonas e medicamentos utilizados no tratamento de doenças endócrinas e aparelho cardiovascular.

Fármacos para a asma, psicofármacos, insulinas, antidiabéticos e medicamentos contra a hipertensão integram também esta lista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório