Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

Recebe 20 mil euros por mãe ter sido forçada a dar aulas em estado terminal

O caso remonta a 2007 mas só agora é dado por concluído. A filha de Manuela Estanqueiro ? docente que foi obrigada a trabalhar mesmo estando em fase terminal de uma leucemia aguda ? vai agora receber uma indeminização de 20 mil euros por parte da Caixa Geral de Aposentações (CGA) que lhe recusou a reforma até dias antes de falecer, conta o Público.

Recebe 20 mil euros por mãe ter sido forçada a dar aulas em estado terminal
Notícias ao Minuto

09:09 - 07/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

O caso de Manuela Estanqueiro ocorreu em 2007, foi considerado um escândalo público e chegou mesmo a ser mencionado por José Sócrates (ministro de então) que se mostrou chocado.

Em causa está uma recusa de aposentação por parte da Caixa Geral de Aposentação (CGA) a uma docente com 30 anos de serviço e em estado terminal de uma leucemia aguda.

De acordo com o Público, esta mulher (na altura com 63 anos) foi obrigada a lecionar mesmo depois dos clínicos de uma junta médica a terem considerado incapaz. A recusa de reforma partiu pelo médico que chefiava esses clínicos, tendo-se baseado em exames realizados pela docente antes de se dirigir à junta médica. Mesmo estando escrito nos relatórios que Maria tinha “chegado aos limites das suas capacidades para lidar com crianças”, o médico usou como argumento que a doença “estava em remissão”, recusando-lhe a aposentação.

A sua filha exigiu uma indeminização de 300 mil euros, mas os juízes declararam que vai receber 20 mil, mesmo depois do Ministério Público (MP) ter feito um pedido para baixar a indeminização para cinco mil euros. A CGA chegou a tentar escapar ao pagamento alegando uma situação financeira deficitária, escreve o Público.

Maria foi obrigada a lecionar mesmo em estado terminal, tendo muitas vezes sido substituída por colegas, os mesmos que lhe preparavam camas na sala de professores para que pudesse descansar e a alimentavam quando as forças já eram escassas ou mesmo nenhumas.

O calvário de Maria durou um mês, tendo sido hospitalizada pouco depois. Já internada, a CGA dá luz verde à sua aposentação mas em vão. Maria acabou por falecer dias depois.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório