Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Há gente na RTP que não faz puto"

O presidente da RTP, Alberto da Ponte, concedeu uma entrevista à Notícias TV, publicada na edição desta sexta-feira da revista distribuída com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Frontal e ‘sem papas na língua’, o responsável pela estação pública, cuja nomeação gerou celeuma, não tem quaisquer problemas em afirmar que “há gente na RTP que não faz puto”.

"Há gente na RTP que não faz puto"
Notícias ao Minuto

08:08 - 31/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Alberto da Ponte

“José Rodrigues dos Santos é um ativo da RTP mas não é uma vaca sagrada”. “O Cristiano Ronaldo da televisão é o Dr. Balsemão”. “Há gente na RTP que não faz puto”. Frases soltas, opiniões desempoeiradas, que, grosso modo, ilustram bem a postura assumida pelo presidente do canal do Estado, Alberto da Ponte, no âmbito de uma entrevista à Notícias TV, hoje publicada.

A nomeação do antigo ‘senhor da cerveja’ para dirigir os destinos da RTP não foi pacífica. Mas Alberto da Ponte parece passar ao lado das críticas de que foi, ou ainda é, alvo, concentrando-se antes, como o próprio indica, em “reacender a dignidade” da estação pública.

Porém, distinguindo o “trio do joio”, o responsável não tem pejo em assinalar que continua a ver “na RTP profissionais que trabalham 13 e 14 horas por dia e continua a haver na RTP profissionais que não trabalham puto”. Ora, sendo essa uma das suas maiores preocupações, Alberto da Ponte garante, sem apontar nomes, que esta “é uma situação que tem de ser corrigida e vai ser corrigida através de uma avaliação que vai ser feita”.

Aliás, a ideia de que no seio do canal do Estado não cabem complexos de estrelato é veiculada também quando o responsável salienta que “não há vacas sagradas”, fornecendo, nessa senda, o exemplo de José Rodrigues dos Santos, que “terá, como todos os ativos, de sofrer ajustamentos sempre que forem necessários”.

Até porque, avisa, “temos de continuar a cortar nos custos com pessoal”, admitindo a este propósito que o despedimento coletivo “é sempre uma possibilidade”.

Sobre a polémica em torno da demissão do antigo diretor de informação, Nuno Santos, Alberto da Ponte é parco em considerações, limitando-se a comentar: “Há tempo para falar e para o silêncio. Este é o tempo do silêncio”.

Por outro lado, assinala que “desprezar as audiências na RTP é uma estupidez”, e faz sobressair também que “os privados não querem que a RTP tenha mais audiência porque isso lhes rouba quota de mercado e publicidade”.

E, questionado acerca de quem para si é o Cristiano Ronaldo da televisão portuguesa, Alberto da Ponte responde: “Por incrível que pareça, pode ainda ser o Dr. Francisco Pinto Balsemão. É isso mesmo, é essa grande figura de empresário que é o Dr. Balsemão, que tem sabido gerir muito bem a SIC.”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório