Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Homem que denunciou Madoff alerta para novos (e grandes) crimes

“Toda a gente quer acreditar no Santo Graal da finança, lucros livres de risco, e continuam a investir em esquemas Ponzi”.

Homem que denunciou Madoff alerta para novos (e grandes) crimes
Notícias ao Minuto

20:43 - 08/02/16 por João Oliveira

Mundo Harry Markopolos

Em entrevista à ABC, o homem que denunciou Bernard Madoff no ano 2000 alerta agora para a existência de três novos e grandes sistemas de fraude em pirâmide.

Harry Markopolos (na fotografia acima) diz que “o esquema Ponzi”, usado por Madoff até à data em que foi descoberto, serviu de inspiração para estes três novos casos.

Mais: o denunciador diz até que um desses esquemas tem uma escala maior que o do próprio Madoff, ou seja, algo que supera os 50 mil milhões de dólares alcançados pelo investidor, entretanto detido.

“Toda a gente quer acreditar no Santo Graal da finança, lucros livres de risco, e continuam a investir em esquemas Ponzi”, diz.

Refira-se que o 'Esquema Ponzi' caracteriza-se pelo pagamento de altos rendimentos a investidores com recurso a dinheiro entregue por outros investidores, que cheguem posteriormente, e não pela receita gerada pelo negócio em si.

Recorde-se que, na altura da denúncia, em 2000, as autoridades de supervisão financeira não deram a devida importância ao caso, cuja dimensão viria a ser revelada oito anos depois.

Desde essa altura que Harry Markopolos deixou o mundo das finanças para se dedicar à investigação e denúncia de casos de fraudes financeiras. Saliente-se que, de acordo com a lei-americana, quem ajudar a desvendar este tipo de esquemas é recompensado com uma percentagem do prejuízo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório