Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Referendo grego domina hoje as primeiras páginas da imprensa alemã

O referendo grego que chama às urnas os eleitores para decidirem se devem ou não ser implementadas as novas medidas propostas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional domina hoje as primeiras páginas da imprensa alemã.

Referendo grego domina hoje as primeiras páginas da imprensa alemã
Notícias ao Minuto

10:39 - 04/07/15 por Lusa

Mundo Grécia

O diário Die Welt traz, na primeira página, um artigo de opinião do chefe de redação adjunto com a frase "A Europa e o presente da crise". O artigo explica que, apesar dos eurocéticos garantirem que não é possível existir uma identidade única na Europa, nunca existe um sentimento tão europeu como nos últimos dias.

"Devemos suportar a Grécia contribuindo com mais milhões de impostos?" é a pergunta que faz capa em letras garrafais no diário Bild. O jornal com maior circulação na Alemanha faz o seu próprio referendo sobre a situação grega e os resultados indicam que 89% dos leitores do jornal respondem "não" à pergunta.

"A União Europeia alerta os gregos contra falsas expetativas" é o destaque do jornalFrankfurter Allgemeine. O diário escreve que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, diz que, ainda com a vitória do "sim" no referendo, as negociações entre o Governo grego e os credores internacionais serão difíceis. A primeira página destaca também um artigo de opinião com o título "Dia do destino" que explica que a Grécia precisa de um Governo que reconheça a seriedade do momento.

"História de um equívoco" é a frase com que o Süddeutsche Zeitung destaca a crise na Grécia onde escreve, também em manchete, que quando a Grécia aderiu ao euro, foram feitos avisos relativos a um eventual crise no país. A foto que faz capa mostra um graffiti na ruas de Atenas onde se podem ver a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ex-primeiro-ministro, Antonis Samaras, com uma facha negra a cobrir os olhos de ambos e na qual se pode ler "sem futuro".

A revista Der Spiegel desta semana escolhe para capa uma fotografia da chanceler alemã, Angela Merkel, sentada em cima de colunas gregas, onde se pode ver também uma bandeira da União Europeia. O título usa a palavra alemã "Die Trümmerfrau" que se pode traduzir como "Mulher dos escombros", que faz referência às mulheres que, durante o pós-Segunda Guerra Mundial, ajudaram a limpar e a reconstruir as cidades alemãs bombardeadas durante o conflito.

Os gregos são chamados a pronunciarem-se, num referendo domingo, sobre se querem que o Governo aceite as condições impostas pelos credores para o país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório