Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pyongyang pode estar prestes a reiniciar reator nuclear

Imagens de satélite sugerem que a Coreia do Norte poderá estar prestes a reiniciar um reator nuclear, considerado a principal fonte de plutónio, segundo especialistas norte-americanos.

Pyongyang pode estar prestes a reiniciar reator nuclear
Notícias ao Minuto

07:08 - 29/01/15 por Lusa

Mundo Imagens

O reator de cinco megawatts do complexo nuclear de Yongbyon é capaz de produzir anualmente cerca de seis quilogramas de plutónio, quantidade suficiente para uma bomba nuclear, de acordo com estimativas de especialistas.

A Coreia do Norte realizou três ensaios nucleares, a última vez em fevereiro de 2013, e recentemente ameaçou levar a cabo um quarto.

Recentes imagens de satélite mostram uma retoma da atividade em Yongbyon, a qual parece traduzir "os primeiros passos" com vista "à reativação do reator", refere o Instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkins no seu portal 38 North.

Os investigadores ressalvam, contudo, que a atividade em curso "é muito limitada" para determinar com certeza o momento em que o reator poderá ser testado e tornar-se operacional.

O reator de Yongbyon esteve encerrado em 2007 no âmbito do diálogo a seis para a desnuclearização que previa ajuda como moeda de troca. Contudo, a Coreia do Norte deu início aos trabalhos de renovação, depois de realizar o último ensaio nuclear.

Pyongyang propôs, no início deste ano, suspender a realização de testes nucleares em troca da suspensão das manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Uma proposta que foi, porém, rejeitada por Washington.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório