Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O Ébola resumido em seis assustadores números

Há um número que não pode escapar: 4.500, o número de vítimas do vírus do Ébola nos últimos meses. Contudo, existem outros seis dados que descrevem esta epidemia que assolou o continente africano e que num ápice ultrapassou fronteiras.

O Ébola resumido em seis assustadores números
Notícias ao Minuto

19:10 - 23/10/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vírus

A BBC reuniu os principais números avançados pelas organizações envolvidas na luta e combate ao Ébola. São números que têm tanto de redondos como de assustadores e espelham bem a epidemia que resultou na morte de 4.500 pessoas, principalmente no continente africano.

1.7 é a média de pessoas infetadas com o vírus por cada portador na Libéria, um dos países mais afetados. Segundo o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças, cada dez pessoas infetadas transmitem o vírus a outras 17.

19.980 Estão em falta 19.980 sacos mortuários. Estes recipientes são fundamentais para depositar os cadáveres uma vez que os corpos infetados continuam contagiosos mesmo depois da morte, alerta o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

1 em cada 50 profissionais de saúde são infetados com o vírus do Ébola. O aviso é feito também pelo OCHA, que coloca os médicos e enfermeiros como os mais vulneráveis à epidemia.

48 euros Cada fato de proteção usado por um profissional de saúde em contacto com doentes portadores do Ébola tem um custo aproximado de 48 euros. Segundo os Médicos Sem Fronteiras, esta proteção inclui máscara, óculos, avental, luvas e botas de borracha, contudo, nem todos os países conseguem fornecer estes materiais devido às dificuldades económicas.

5.060 Segundo o OCHA, são precisos 5.060 telemóveis para que toda a informação existente sobre o vírus circule entre os profissionais de saúde que atuam diretamente no combate ao vírus.

90 O vírus do Ébola mantém-se ativo e contagioso no sémen do homem durante 90 dias. Durante este período, alertam os especialistas, o homem deve evitar as relações sexuais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório