Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Tomar paracetamol é o mesmo que ingerir comprimidos de açúcar

Um estudo recente revela que ingerir paracetamol para acabar com as dores pode ter o mesmo efeito que ingerir açúcar, ou seja, nada, diz a Time.

Tomar paracetamol é o mesmo que ingerir comprimidos de açúcar
Notícias ao Minuto

18:45 - 25/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Dois terços dos adultos já experienciaram dores de costas para as quais, normalmente, tomam medicamentos como o paracetamol. Um estudo recente prova, porém, que tomar este suplemento é basicamente o mesmo que engolir um comprimido de açúcar.

A conclusão é retirada de uma experiência realizada com 1.643 pessoas que sofrem habitualmente de dores de costas. Estas foram divididas em três grupos. Um grupo recebeu duas caixas de comprimidos de paracetamol de 500 miligramas, com instruções para usar a segunda caixa "conforme necessário".

O segundo grupo recebeu uma caixa de paracetamol e uma caixa de placebos apenas para tomar caso necessário e o terceiro grupo recebeu duas caixas de placebos.

Os pesquisadores disseram aos participantes para tomar seis comprimidos por dia da primeira caixa e até dois da segunda caixa apenas se necessário.

Durante três meses de acompanhamento, os investigadores perceberam que não havia diferença entre qualquer um dos grupos. Nenhum dos participantes mostrou alterações em termos de variação de dor, tempo de recuperação, mudança dos sintomas, sono ou qualidade de vida. E cerca de 75% estava satisfeito com os resultados, independentemente de terem recebido ou não placebos.

Ou seja, ingerir ou não paracetamol não faz qualquer diferença.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório