Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Síndrome de Cotard: Assim é a vida de quem pensa que está morto

Condição rara faz com que pacientes neguem a própria existência.

Síndrome de Cotard: Assim é a vida de quem pensa que está morto
Notícias ao Minuto

13:45 - 30/11/16 por Goreti Pera

Lifestyle Carreira

Chama-se Síndrome de Cotard e caracteriza-se pela negação da existência daqueles a quem é diagnosticada. Esta condição rara faz com que os pacientes acreditem estar mortos e não reajam a estímulos exteriores.

“Às vezes diz que não pode andar porque metade do seu corpo continua na cama. Outras, que não pode comer porque o seu estômago desapareceu. Mas o pior é quando diz que está morta e que estamos todos”, conta ao El Mundo a filha de uma paciente com a doença.

A Síndrome de Cotard recebeu o nome do neurologista que o observou pela primeira vez numa mulher que negava a existência de Deus, do diabo e dela própria, em 1880. Desde então, pouco mais se avançou no seu estudo.

“Há poucos estudos a respeito da doença no nosso país e a literatura científica de outros países também não abunda”, explica Manuel Sánchez Pérez, coordenador de uma unidade de psiquiatria geriátrica em Barcelona, Espanha.

A condição incide com maior frequência em pacientes idosos e coexiste com outras condições, como a esquizofrenia e depressão psicótica.

“O tratamento habitual inclui o uso de psicofármacos, mas o tratamento mais eficaz passa pelo recurso a terapia eletroconvulsiva”, ou seja, a produção de convulsões no cérebro através da aplicação de estímulos elétricos”, acrescenta Sánchez Pérez.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório