Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Só podemos ter até cinco amigos próximos de cada vez, diz a ciência

O grupo de amigos até pode ser grande, mas só criamos uma afinidade íntima com alguns… mais concretamente, com cinco.

Só podemos ter até cinco amigos próximos de cada vez, diz a ciência
Notícias ao Minuto

10:15 - 05/05/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A ciência diz que só conseguimos ter até cinco amigos próximos de cada vez. Sim, por muito grande que seja o grupo, há sempre a tendência para preferir uns em detrimento de outros.

A conclusão é de um estudo conjunto entre as universidades de Oxford e de Aalto que indica ainda que cada pessoa é capaz de criar apena 150 relações significativas ao longo da vida, mas que nem todas são amizade.

Para o britânico Robin Dunbar – autor do estudo e desta teoria com mais de 20 anos – as pessoas têm cinco amigos próximos, dez pessoas relativamente próximas, 35 mais ou menos próximas e 100 que estão no círculo de amigos por meras afinidades ou coincidências (como acontece com os amigos de amigos).

Conta o Huffington Post que Dunbar recorreu, recentemente, às chamadas e mensagens de telemóvel trocadas durante o ano 2007 num país europeu que não foi, ainda, identificado pelo autor.

Ao todo foram analisadas 35 milhões de ligações e, à data da recolha dos dados, o antropólogo focou-se nas funções básicas dos telemóveis pois as redes sociais não tinham ainda um grande relevo na vida das pessoas.

Assim que analisou todos os dados, Dunbar revela – numa investigação publicada no site Arxiv em abril – que a sua teoria de 1990 não estava longe da realidade. Conta a sua investigação que a média de pessoas próximas (ou seja, a média de amigos reais) é de 4,1 para cada indivíduo. Depois, cada pessoa tem ainda 11 amigos relativamente próximos, 29.8 relativamente próximos e 128,9 pessoas na última camada de amizade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório