Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Até dormiu 8h mas acordou de rastos? Eis seis possíveis razões

Acredite, não está sozinho, mas há formas simples de evitar que isto volte a acontecer.

Até dormiu 8h mas acordou de rastos? Eis seis possíveis razões
Notícias ao Minuto

07:54 - 04/05/16 por Vânia Marinho

Lifestyle Sono

Finalmente há um dia em que consegue dormir 8/9h seguidinhas, mas depois acorda com a sensação de que um camião lhe passou por cima?

Acordar com um ar fresco e energia não depende apenas das horas que dorme. O site Prevention destaca seis possíveis motivos para acordar assim mesmo tendo dormido o suficiente:

Usa gadgets antes de ir dormir. Ficar a ler no kindle, a ver vídeos no tablet ou a consultar as redes sociais no smartphone pode ser a razão para acordar ‘em cacos’. Segundo um estudo de Harvard, a culpa é da luz azul destes dispositivos móveis que suprime a melatonina – hormona que promove o sono. Desligar todos os aparelhos electrónicos 90 minutos antes de ir dormir pode ser a solução para acordar com ar de quem dormir de facto bem e o suficiente.

Dorme numa má posição. Acordar com dor de costas? A culpa pode ser de dormir a noite toda de lado, criando uma significativa flexão na anca, destaca Benjamin Domb. Para reduzir o impacto poderá começar a dormir com uma almofada entre as pernas para manter o alinhamento da anca.

As suas almofadas são más. Dormir numa almofada demasiado alta ou dura desalinha a coluna e pode fazer com que acorde cheio de dores no corpo. Escolha uma almofada suave mas que tenha um núcleo de espuma de apoio.

Range os dentes durante a noite. Se acorda com dor de cabeça é provável que cerre a mandíbula ou ranja os dentes durante a noite, diz Kathy Gruver. Considere uma visita ao dentista para poder começar a usar um protector para os dentes, por exemplo.

Bebe álcool à noite. É verdade que o álcool nos pode levar a adormecer mais rápido, uma vez que tem um efeito sedativo. Mas também afeta o normal ciclo do sono, destaca o Dr. Aaron Clark.

Sofre de apneia do sono. De acordo com um estudo de 2012 metade de todas as mulheres adultas tem algum tipo de apneia do sono. Muito comum em mulheres, a apneia do sono faz com que os pacientes parem de respirar durante uns segundos várias vezes enquanto dormem, gerando um sono de pouca qualidade. Se estas noites mal dormidas (mas com horas suficientes) acontecem com frequência deve consultar o seu médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório