Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 21º

Médicos reclassificam tumor relacionado com a tiróide

Um tipo de tumor esteve durante muitos anos na base dos tratamentos para a tiróide, mas sabe-se, agora, que não se trata de cancro.

Médicos reclassificam tumor relacionado com a tiróide
Notícias ao Minuto

20:50 - 15/04/16 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cancro

Um pequeno nódulo na tiróide que está cercado por uma capsula de tecido fibroso foi, até agora, alvo de tratamentos oncológicos por ser uma ameaça para o cancro da tiróide. Mas sabe-se, agora, que este tumor não é, afinal, cancro.

A reclassificação surgiu depois de um vasto leque de médicos de todo o mundo terem chegado à conclusão de que o tumor não é, afinal, cancerígeno e que, por isso, não justifica os tratamentos agressivos a que milhares de pessoas em todo o mundo estão sujeitas, lê-se no The New York Times.

Publicada esta quinta-feira na Jama Oncology, a investigação indica ainda que é necessário olhar com outros olhos para mais tumores, como o da mama - cujos tratamentos à base de quimioterapia têm vindo a ser altamente criticados pelo corpo clínico, que cada vez mais defende a ideia d que o melhor tratamento é o não tratamento.

Quanto ao nódulo da tiróide que foi reclassificado, os investigadores descobriram que, apesar de ter uma semelhança idêntica aos tumores malignos, as células existentes não são cancerígenas, o que faz com que o tratamento radioativo e à base de iodo seja desnecessário e até mesmo possivelmente prejudicial.

O até agora carcinoma papilar de tiróide com encapsulado folicular passa a chamar-se neoplasma folicular tiróideo não-invasivo com núcleo com caraterísticas papilares. O termo carcinoma desaparece e toda a conotação cancerígena também.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório