Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Os alimentos que deve evitar ao máximo

Como se costuma dizer, pode-se comer de tudo em moderação. Mas há alimentos que devem mesmo ser evitados a todo o custo.

Os alimentos que deve evitar ao máximo
Notícias ao Minuto

23:44 - 12/01/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

A alimentação tem uma grande influência na nossa saúde e bem-estar. Saiba o que deve tentar eliminar da dieta.

O blogue de saúde e bem-estar para mães Skinny Mom destaca que, mesmo em moderação, certos alimentos são tão prejudiciais para a nossa saúde que devem ser evitados a todo o custo. Eis a lista publicada pelo mesmo site de alimentos de que deve ‘fugir a sete pés’:

1. Margarina. Apesar de em tempos ter sido considerada mais saudável do que a manteiga, a margarina contém gorduras trans, que ‘entopem’ as artérias e aumentam o colesterol. É preferível consumir manteiga, mas em moderação.

2. Cachorros e outras sanduíches com carne processada. Este tipo de carne de menor qualidade estão cheios de nitritos, aromas e sabores químicos, corantes e demasiado sódio. Prepare a sua sanduíche com umas fatias de frango ou peru assados, por exemplo.

3. Refrigerantes. Os refrigerantes estão repletos de açúcares e de calorias vazias – sem valor nutricional. Opte por fazer um smoothie ou uma água com infusão das suas frutas preferidas.

4. Batatas fritas das cadeias de ‘fast food’. Já lhe havíamos falado dos 14 ingredientes que ingere quando come este tipo de batatas fritas aqui. Para quê consumir tantos componentes artificiais? Se lhe apetecer comer batatas fritas de vez em quando, prepare-as em casa.

5. Saladas das cadeias de ‘fast food’. Ao menos não pediu um hambúrguer, não é? Errado. Em várias cadeias de restaurantes de ‘fast food’ as saladas embaladas contêm mais gordura e açúcar do que um hambúrguer simples. Informe-se antes de assumir que o menu de salada destes restaurantes é de facto ‘saudável’.

6. Adoçantes artificiais. Vários estudos têm relacionado alguns dos componentes presentes nos adoçantes artificiais com problemas neurológicos e cancro. Opte por usar adoçantes naturais como fruta ou mel, por exemplo.

7. Pipocas de micro-ondas. Os aromatizantes artificiais e os químicos na própria embalagem podem ser prejudiciais para a saúde, como vários estudos têm alertado. Escolha fazer as suas pipocas numa panela.

8. Iogurte magro. Quando a gordura é retirada, é preciso acrescentar algo para dar sabor ao iogurte. Geralmente são acrescentados açúcar, adoçantes artificiais ou outros ingredientes altamente processados. Escolha o iogurte meio gordo ou então iogurte grego natural e adicione fruta para dar sabor.

9. Pão de cereais. Este alimento é um assunto complexo. Em teoria e em aparência até pode ser saudável mas há inúmeras opções no mercado que não passam de pão branco com alguns cereais castanhos adicionados. Verifique sempre os ingredientes – o trigo integral deve ser o primeiro da lista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório