Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coisas que deve saber para reduzir o consumo de açúcar

Em média, um adulto consome um quilo de açúcar em duas semanas. Parece-lhe muito? Saiba como reduzir o consumo de açúcar.

Coisas que deve saber para reduzir o consumo de açúcar
Notícias ao Minuto

07:22 - 04/08/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

O açúcar está um pouco por todo o lado. Além dos produtos óbvios como bolachas ou chocolates, há comidas que ‘escondem’ grandes quantidades de açúcar e que muitas vezes nem são consideradas doces.

O açúcar é uma espécie de ‘droga’ dos tempos modernos e, em excesso, pode gerar vários problemas de saúde, como excesso de peso ou diabetes.

A BBC reuniu alguns factos que deve saber para conseguir diminuir a quantidade de açúcar que consome diariamente e adotar uma vida mais saudável.

1. Limite diário. Este ano a Organização Mundial de Saúde (OMS) reduziu a sua recomendação de consumo diário de açúcar para uma dieta saudável para 5% do total de calorias ingeridas. O limite máximo é de 10%. No entanto, como destaca a BBC, alguns nutricionistas recomendam o consumo de menos de 3% na dieta. Sendo que estes limites são para todos os tipos de açúcar contidos nos alimentos, tanto os naturais (presentes na fruta ou no mel, por exemplo) como o açúcar adicionado, porque o corpo não distingue a diferença entre as versões naturais e processadas.

2. Limite diário em colheres de chá. Para um adulto que ingira cerca de duas mil calorias por dia, a OMS explica que o limite máximo de 10% corresponde a 50 gramas de açúcar por dia, o que corresponde a mais ou menos 12 colheres de chá. Já para seguir o limite ideal de 5% e preciso cortar o consumo para cerca de 6 colheres por dia.

3. Quanto açúcar tem uma lata de refrigerante? Uma lata do tamanho convencional, 330 ml, contém o equivalente a nove colheres de chá de açúcar.

4. Açúcar 'escondido' em alimentos não considerados doces. As bebidas que mais contêm açúcar são milkshakes, refrigerantes, água com sabor de frutas, bebidas energéticas e sumos de fruta artificiais. Determinadas bebidas alcoólicas também contêm muito açúcar. Os molhos de barbecue, ketchup ou agridoce também contêm açúcar.

5. Como calcular a quantidade de açúcar em cada produto? Nos rótulos, o açúcar pode aparecer sob diferentes nomes como glicose, frutose, sacarose, lactose, maltose, xarope de milho, que contém frutose concentrada. Para ter uma ideia da quantidade analise o item ‘Carboidratos (dos quais açúcares)’. Quando um produto tem mais de 15 gramas de açúcar por 100 gramas, é considerado um produto com alto teor de açúcar. Já cinco gramas por cada 100 gramas, é considerado um produto com baixo teor de açúcar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório