Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sinais de que se esforça demasiado no ginásio

Ir ao ginásio tem que ser um prazer, não apenas uma obrigação. E cada treino deve ser executado com peso e medida, sob a pena de o esforço ser em vão e os resultados desejados tardarem a chegar.

Sinais de que se esforça demasiado no ginásio
Notícias ao Minuto

11:13 - 28/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Cuidados

O El País falou com três especialistas de treino e listou aqueles que são os nove principais sinais de que o treino no ginásio está a ser exagerado e que as consequências estão longe de ser as desejadas.

1. Começar a ficar obcecado com determinadas partes do corpo – querer melhorar o aspeto de uma determinada parte do corpo leva a que o treino de outras zonas fique descurado e desequilibrado.

2. Sentir dores musculares – a sensação de ‘espalmado’ é sinónimo de trabalho bem feito, mas longe de ser algo normal quando ocorre com demasiada frequência. As dores musculares recorrentes são sintoma de excesso de esforço e podem indicar outras patologias mais graves.

3. Sentir cansaço – sair do ginásio a desfalecer não é saudável, aliás, pode mesmo comprometer o treino e a saúde. É preciso manter um equilíbrio entre o tipo de treino e a duração do treino.

4. Não controlar as pulsações – diz o El País que controlar as pulsações é importante e fundamental para evitar consequências indesejadas, como o colapso. Dependendo de pessoa para pessoa, é crucial cada um saber qual o seu limite e não ultrapassá-lo

5. Frequentar o ginásio mais dias do que o recomendado – antes de mais, começar a frequentar um ginásio requer, pelo menos, uma avaliação e um acompanhamento inicial, que deve servir de base para o plano de treino futuro. Se o especialista recomenda um determinado exercício durante um período de tempo específico, aumentar a carga ou exagerar nas idas ao ginásio apenas irá prejudicar.

6. Saltar refeições – a vontade imensa de ir ao ginásio a qualquer hora faz com que muitos atletas saltem refeições para não terem problemas de digestão durante o treino.

7. Ter mudanças repentinas de humor – seja na vida ‘real’, seja no ginásio, as pessoas que treinam em demasia tendem a ter mudanças repentinas de humor, não conseguindo controlar a passagem de estados de alegria para momentos de tristeza.

8. Apetite sexual diminui – treinar em demasia queima mais endorfinas do que o desejado, algo que irá interferir diretamente com a líbido, principalmente quando o treino é feito ao final da tarde.

9. Estar nervoso – seja pelo corte de hidratos de carbono, seja pela rejeição social, seja pela incapacidade de alcançar objetivos, seja porque treinou menos do que o que queria… O exercício físico em excesso aumenta os níveis de stress e pode mesmo levar a situações de depressão, como conta o El País.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório