Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O segredo matemático para relações duradouras

Uma fórmula matemática revela o segredo para atingir o amor para sempre.

Notícias ao Minuto

21:48 - 30/06/15 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Amor

Se já conseguiu encontrar o pessoa com quem quer ‘assentar’ para sempre, a próxima questão é: Como é que se alcança o ‘felizes para sempre’ das histórias de encantar?

A matemática Hannah Fry acredita que é possível transformar as fábulas em realidade. Para isso sugere uma fórmula matemática para a felicidade a dois.

Hannah Fry, que trabalha no Centre for Advanced Spatial Analysis, explica tudo no seu livro 'The Mathematics of Love'. Fry baseou-se no trabalho do psicólogo John Gottman que, durante vários anos analisou centenas de casais ao pormenor: as suas expressões faciais, ritmos cardíacos, pressão arterial e as palavras que utilizam quando conversam com a sua cara-metade.

Este estudo concluiu que "em relações em que os dois parceiros se consideram felizes, o mau comportamento é considerado pouco habitual", descreve Fry, citada pelo Businesse Insider. Ou seja, a justificação para o mau humor de um dos elementos do casal é apontada ao stress no trabalho ou a uma noite mal dormida. Já nas relações negativas, o mau comportamento, pelo contrário, é considerado a norma, causada por traços de personalidade do parceiro.

Gottman, em parceria com o matemático James Murray, dedicou-se a estudar como se passa da felicidade para a infelicidade a dois, e criou uma fórmula que explica a interação entre casais.

Na imagem da fórmula, a linha de cima representa a Mulher. O w representa a sua disposição em geral; rwWt a sua disposição quando está com o seu marido e o IHW mostra como as ações do marido influenciam o seu comportamento. E o mesmo se aplica à fórmula que representa o marido, na segunda linha.

Gottman e Murray concluiram que os comportamentos autoalimentam-se. Ou seja, se o marido/mulher concorda com a cara-metade ou faz uma piada, a reação do outro lado é normalmente positiva. E aplica-se a mesma lógica no sentido inverso, quando ele/ela diz algo negativo. O pico é atingido quando a mulher/marido fica tão frustrado com a sua cara-metade que a reação é muito negativa.

"As relações mais bem-sucedidas são aquelas em que o casal tem um limite muito baixo para a negatividade", diz Fry. Ou seja, os casais aceitam as queixas mútuas e trabalham em conjunto para ultrapassar os pequenos problemas. "Nesses casos, os casais não vão acumulando os seus sentimentos e as pequenas coisas não assumem proporções desmedidas", comenta Fry.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório