Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Banco angolano recuperou metade do dinheiro desviado por funcionários

O presidente do Conselho de Administração do estatal Banco de Poupança e Crédito (BPC), de Angola, disse hoje que foram recuperados mais de metade dos 260 milhões de kwanzas (1,3 milhões de euros) desviados por funcionários.

Banco angolano recuperou metade do dinheiro desviado por funcionários
Notícias ao Minuto

20:31 - 29/04/16 por Lusa

Economia BPC

Paixão Júnior falava aos jornalistas à margem da assembleia-geral de acionistas do banco, realizada hoje na capital angolana.

O banqueiro disse que foi consumada a fraude de 260 milhões de kwanzas e houve igualmente a tentativa de desvio de 32 mil milhões de kwanzas (169,3 milhões de euros).

Segundo Paixão Júnior, as pessoas foram identificadas e responsabilizadas por iniciativa do banco, que apresentou uma queixa-crime contra os mesmos.

"Nós detetamos e denunciamos e fizemos a queixa-crime e pusemos as pessoas a esclarecer o que aconteceu", explicou o administrador do banco.

Acrescentou que mais de 50% do montante foi já recuperado, com recursos que havia em contas, terrenos, viaturas e uma casa.

"Conseguimos recuperar metade deste valor. Há uma metade em que o assunto está ao nível do tribunal, ainda não foi julgado e depois vamos ver como é que o banco vai recuperar", frisou.

De acordo com os dados fornecidos hoje, o banco registou em 2015 um resultado líquido de 8,3 mil milhões de kwanzas (43,9 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório