Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara entrega Medalha Municipal de Honra ao artista Júlio Pomar

A Câmara de Lisboa vai atribuir na quinta-feira, às 18:00, a Medalha Municipal de Honra da Cidade ao artista plástico Júlio Pomar, no mesmo dia em que é inaugurada uma exposição com obras do pintor, foi hoje anunciado.

Câmara entrega Medalha Municipal de Honra ao artista Júlio Pomar
Notícias ao Minuto

20:34 - 04/05/16 por Lusa

Cultura Lisboa

A cerimónia decorre no Museu Júlio Pomar, próximo do liceu Passos Manuel, e contará com a presença do presidente do município, Fernando Medina, divulgou a Câmara, em comunicado.

A atribuição desta medalha vem no seguimento de uma deliberação unânime tomada pelo executivo municipal em meados de janeiro.

Na quinta-feira, inaugura-se também a exposição "Artes decorativas, apenas? Júlio Pomar e a integração das artes", com curadoria de Catarina Rosendo e que vai ficar patente até 04 de setembro.

Esta mostra -- que tem por mote explorar a dimensão utilitária da arte disseminada pelo quotidiano - irá reunir uma seleção das tapeçarias, gravuras e azulejos mais conhecidos de Júlio Pomar.

A exposição dará, contudo, um particular destaque ao período compreendido entre meados da década de 1940 e a segunda metade dos anos 1950, altura em que o artista desenvolveu diversas experiências em cerâmica e vidro na fábrica Cerâmica Bombarrelense Limitada, no Estúdio Secla, nas Caldas da Rainha, e na Fábrica Irmãos Stephens, na Marinha Grande.

Nascido em 1926, em Lisboa, Júlio Pomar divide, atualmente, a sua vida pessoal e profissional entre a capital portuguesa e Paris.

Em 2004, o artista instituiu uma fundação em seu nome e, nove anos mais tarde, em 2013, deu nome ao Atelier-Museu criado pela Câmara de Lisboa para divulgar a obra do artista, que tem vindo a realizar exposições com a sua obra e em diálogo com artistas de outras gerações.

Instalado num edifício recuperado através de um projeto do arquiteto Álvaro Siza, perto da residência do artista em Lisboa, o espaço possui um acervo de cerca de 400 obras de pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica e colagens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório