Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Revista Egoísta celebra 15 anos e publica conto de Vasco Graça Moura

A revista Egoísta celebra 15 anos de existência com o número 'Egoísta 15, uma edição e 126 páginas que inclui o conto 'Conversation Piece'" de Vasco Graça Moura publicado há 15 anos no primeiro número da revista.

Revista Egoísta celebra 15 anos e publica conto de Vasco Graça Moura
Notícias ao Minuto

23:03 - 27/07/15 por Lusa

Cultura Estoril-Sol

O diretor da Egoísta, Mário Assis Ferreira, escreve no editorial, que "transcorridos que são 15 anos, eis que o tempo foi esculpindo a Egoísta, cinzelando-a em volúpias de explosão gráfica e iconográfica, conferindo-lhe o estatuto de 'Revista de Culto'".

Para o responsável, o percurso da revista - 61 edições e um acervo de 70 prémios, nacionais e mundiais -- dão-lhe o "ímpar privilégio de serem mais as distinções concedidas do que as edições publicadas".

O número do 15.º aniversário inclui textos de Ana Sousa Dias e fotos de Alfredo Cunha, "numa homenagem a quinze personalidades que marcaram esta época", e ainda os textos inéditos 'As curvas do tempo', de Inês Pedrosa, "Duas horas -- e quinze minutos. Um homem com um filme na cabeça", de Gonçalo M. Tavares, e "Quatro Velhos", de Valter Hugo Mãe, segundo comunicado da Estoril Sol, proprietária do título.

Para a Estoril Sol, a revista "distingue-se pelo seu percurso inovador, ousado e vanguardista" tendo nela colaborado "conceituados escritores, fotógrafos, poetas e jornalistas".

"Uma saga editorial sem desvios de coerência, sempre fiel aos valores culturais que inspiram o Grupo Estoril-Sol, sempre moldada no empenho de uma incansável equipa criativa onde pontifica a Patrícia Reis. Foram centenas de textos, portfolios, reflexões, de grandes autores, nacional e internacionalmente consagrados, que generosamente, abraçaram as nossas páginas, densificando os nossos temas", sublinha Mário Assis Ferreira no editorial.

Já este ano a revista foi distinguida com três prémios na 24.º edição dos Papies, um certame que visa premiar e reconhecer a mestria e a qualidade de execução da indústria gráfica.

Nos Papies foram premiados os números de abril e dezembro do ano passado, bem como a primeira edição deste ano, lançada em março, com os temas "Revolucionar", "Anjos" e "Enigma", respetivamente.

Os Prémios Papies são promovidos anualmente pela revista do PAPEL, uma publicação mensal da Pixelpower dedicada à comunicação gráfica

A escritora Patrícia Reis assume as funções de editora da revista deste a sua fundação, em 2000.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório