Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Nem os robots serão imunes a depressão, diz investigação

Acredita-se que a emoção humana é resultado de aprendizagem, pelo que os robots inteligentes também serão vulneráveis.

Nem os robots serão imunes a depressão, diz investigação

Um grupo de investigadores da Fundação Champalimaud, em Lisboa, acredita que os robots do futuro equipados com Inteligência Artificial serão capazes de passar por depressões e até alucinações.

A investigação levada a cabo pela equipa de Zachary Mainen teoriza que a emoção humana resulta de aprendizagem, existindo até a hipótese de uma não poder existir sem a outra. “Parece que a depressão e alucinações dependem de um químico no cérebro chamado serotonina. É possível que a serotonina seja apenas uma peculiaridade biológica. Mas se a serotonina está a ajudar a resolver um problema mais geral para sistemas inteligentes, então as máquinas podem vir a implementar uma função semelhante e se a serotonina por vezes erra em humanos, então o equivalente nas máquinas também pode acontecer”, explicou Mainen em entrevista à Science.

A equipa de Mainen ainda necessita recolher mais dados sobre o tema mas as experiências feitas até agora (em ratos de laboratório) indicam que a serotonina desempenha um papel fulcral nos dados que o cérebro retém.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório