Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

E se tivesse de proteger o seu cérebro de hackers?

Parece saído de um filme, mas pode ser uma realidade em apenas alguns anos.

E se tivesse de proteger o seu cérebro de hackers?
Notícias ao Minuto

08:45 - 05/08/16 por Rui Damião

Tech Investigação

É um cenário que parece saído de um filme de ficção científica, mas que pode estar próximo. Explica o The Next Web que com os cientistas a registarem avanços na implementação e no controlo de interfaces do cérebro, poderá ser possível que hackers entrem dentro do cérebro.

O controlo do cérebro já existe e Howard Chizeck, engenheiro do laboratório de biorobótica da Universidade de Washington diz que “há muito pouco tempo” e que “se não resolvermos isto rapidamente, será demasiado tarde”. Atualmente, já há médicos a usar estas técnicas, jogadores a utilizar para ter um controlo mais preciso do jogo e o exército norte-americano já está a experimentar a tecnologia.

Controlar uma parte do corpo ou a totalidade do corpo humano envolve acesso aos sinais do cérebro e manipulá-los para fazer a ação desejada. O problema é que ainda não se descobriu uma maneira de como o computador tema cesso apenas às ondas cerebrais que efetivamente precisa e bloquear as restantes.

No entanto, sugere Chizeck, não é apenas com hackers que as pessoas se têm de preocupar. “Podemos ver a polícia a usá-lo mal, ou os governo – se mostrarmos provas claras de suportar a oposição ou estar envolvida em algo ilegal”.

Enquanto os engenheiros e cientistas estão a trabalhar no problema, uma forma de controlo temporário consegue-se através de legislação, ainda que isso não proteja as pessoas de hackers. A Universidade de Washington está a trabalhar numa solução mais permanente, através de uma ferramenta, comparada a uma aplicação de smartphone, que pode receber informação limitada, mas não terá acesso a informação do dispositivo.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório