Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Polémica da Apple? "Não há respostas fáceis", nota ex-Facebook

A ‘Empresa da Maçã’ tornou-se um alvo de críticas por querer desenvolver um sistema capaz de detetar imagens de abuso sexual de crianças no iCloud.

Polémica da Apple? "Não há respostas fáceis", nota ex-Facebook

O antigo responsável pela segurança do Facebook e agora professor de cibersegurança de Stanford, Alex Stamos, partilhou no Twitter uma série de publicações sobre a recente polémica em que a Apple se viu envolvida.

A empresa anunciou um sistema capaz de detetar imagens de abuso sexual infantil no iCloud, o que levou várias personalidades da indústria tecnológica a criticar a empresa por atentar contra a privacidade dos utilizadores dos seus produtos.

Apesar de perceber a validade das críticas, Stamos aponta também o perigo criado pelas novas tecnologias de comunicação.

“Estou contente por ver a Apple a finalmente aceitar alguma responsabilidade pelo impacto da sua plataforma gigante de comunicação e frustrado pela forma como o fizeram. Conseguiram andar para a frente tecnicamente enquanto danificaram o esforço geral de encontrar equilíbrio”, escreve Stamos.

Grande parte das críticas a este sistema a ser desenvolvido pela Apple deve-se à possibilidade de criar uma ‘porta de traseiras’ na segurança da empresa. Em teoria, significa que um governo autoritário poderia pedir à Apple informação de dissidentes políticos ou minorias perseguidas.

Stamos não parece chegar a uma conclusão sobre o tema e nota que “não há respostas fáceis” e reitera que “não há problema em ter opiniões com nuances” neste assunto.

Leia Também: Apple explica como pretende detetar imagens de abuso de crianças

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório