Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Facebook e Twitter detetaram site de notícias falsas de agência russa

As duas plataformas digitais notam que as táticas usadas estão a evoluir.

Facebook e Twitter detetaram site de notícias falsas de agência russa
Notícias ao Minuto

11:42 - 02/09/20 por Miguel Patinha Dias

Tech Social

O Facebook e o Twitter reportaram a descoberta de um site de notícias falsas criado especialmente para conferir credibilidade às operações da agência russa Internet research Agency (IRA), conhecida ‘quinta de trolls’ por interferir nas eleições presidenciais dos EUA em 2016.

As duas empresas reportam que esta é a mais recente tática da IRA para ter espaço nas plataformas digitais e, alegadamente, voltar a disseminar ‘fake news’ durante o período de campanha antes das eleições presidenciais marcadas para novembro.

“No total, a nossa equipa descobriu e removeu cerca de uma dúzia de campanhas enganosas ligadas a indivíduos com relações com a IRA. A campanha ligada à IRA que removemos em agosto não foi bem-sucedida no Facebook mas levou jornalistas inconscientes a escreverem notícias”, pode ler-se no comunicado do Facebook partilhado pelo Engadget.

Já o Twitter, classifica os ‘tweets’ publicados pela campanha como “spam e de baixa qualidade”, adiantando que também tiveram “pouco impacto” na rede social. Foram, entretanto, identificados e eliminados.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório