Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

BE quer que Governo defenda "perdão total da dívida externa ucraniana"

O BE propôs hoje que a Assembleia da República recomende ao Governo português que defenda o perdão total da dívida externa da Ucrânia, que está a enfrentar uma guerra e é atualmente um dos países mais pobres da Europa.

BE quer que Governo defenda "perdão total da dívida externa ucraniana"
Notícias ao Minuto

18:40 - 11/04/22 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Num projeto de resolução que deu hoje entrada na Assembleia da República, o grupo parlamentar bloquista refere que "depois do êxodo massivo da sua população durante a década de 1990, a crise, a pandemia e a guerra forçaram a Ucrânia a recorrer a sucessivos empréstimos ao longo dos anos".

"Em particular, os empréstimos foram concedidos pelo FMI e pela Comissão Europeia, numa dívida que ascende a 125 mil milhões de euros. Atualmente, a Ucrânia é o país mais pobre da Europa (lugar que disputa com a Moldávia), sendo que os juros pagos pela dívida externa correspondem a aproximadamente 12% do orçamento anual do país", enumera.

Os deputados bloquistas recordam que "face à pandemia covid-19, Bruxelas suspendeu as regras de disciplina em matérias de défice e dívida pública, com efeito a partir de março de 2020".

"Num cenário de guerra e por todas as razões acima mencionadas, consideramos igualmente premente o cancelamento da dívida externa da Ucrânia, em particular a parcela pertencente ao Fundo Monetário Internacional, com o anulamento dos respetivos juros", defende.

Assim, o BE propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo português que "defenda o cancelamento da dívida externa ucraniana, principal e juros, para garantir o desenvolvimento interno do país durante e após o período de crise profunda e guerra".

O grupo parlamentar do partido liderado por Catarina Martins acrescenta ainda que os empréstimos contraídos pela Ucrânia "têm associadas várias cláusulas de condicionalidade, que limitam o poder de decisão do país, servem de justificação para o adiamento da reconstrução de serviços públicos essenciais e promovem políticas de austeridade que em nada servem ao povo ucraniano".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.842 civis, incluindo 148 crianças, e feriu 2.493, entre os quais 233 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,5 milhões para os países vizinhos.

Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Bloco de Esquerda acusa Governo de não querer mexer nos salários

Recomendados para si

;
Campo obrigatório