Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Direitos da Madeira só serão respeitados "levantando a voz"

O presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje, NO Funchal, que os direitos da região só serão respeitados com luta e "levantando a voz" perante o centralismo de Lisboa.

Direitos da Madeira só serão respeitados "levantando a voz"
Notícias ao Minuto

12:51 - 25/04/18 por Lusa

Política Miguel Albuquerque

"A política não é um jogo de soma nula, não é uma conversa de amigos, nós temos que reivindicar, temos que combater, levantando a voz", disse, após a sessão solene na Assembleia Legislativa da Madeira comemorativa do 44.º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Miguel Albuquerque, ao aludir que o 25 de Abril foi possível devido à luta e persistência do povo, criticou a "concentração de poderes em Lisboa".

"Portugal continua a ser um país eminentemente centralista com problemas estruturais de desenvolvimento devido a essa macrocefalia e com tentações centralistas a nível de Lisboa como se tem constatado com este Governo, que tem feito tudo para prejudicar a Região Autónoma da Madeira", disse, enumerando o princípio da continuidade territorial, da questão dos juros e da mobilidade social.

"Esta ideia de que somos todos amiguinhos e que as coisas se podem resolver à mesa do café com beijinhos está ultrapassada", afirmou Albuquerque, numa alusão a um encontro recente entre o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal e candidato a presidente do Governo Regional pelo PS nas eleições legislativas regionais de 2019, Paulo Cafôfo, para tratar de questões pendentes entre a Região e a República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório