Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Estou preocupado com muitos dos políticos. Rejeitam a realidade"

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou a sua preocupação com a recusa de alguns políticos em encarar as alterações climáticas. Destacou que Portugal vai cumprir o Acordo de Paris. E deixou no ar o desejo de que o país volte e acolher a Web Summit para lá de 2018.

"Estou preocupado com muitos dos políticos. Rejeitam a realidade"
Notícias ao Minuto

17:52 - 09/11/17 por Fábio Nunes

Política Presidente República

O discurso de encerramento da Web Summit ficou a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa, que falou a seguir a Al Gore. “Não é justo”, disse em tom de brincadeira o Presidente da República. Mas como bom orador que é não teve problemas em animar o público presente na Altice Arena.

Estou orgulhoso de Portugal e dos portugueses. Portugal inteiro está a mudar, não só as gerações mais jovens”, começou por afirmar, acrescentando: “Vocês estão a fazer uma revolução científica e tecnológica. Vocês têm a revolução no vosso ADN”.

De seguida aproveitou a toada de Al Gore, num discurso que se focou sobretudo nas alterações climáticas, afirmando estar “preocupado com muitos dos políticos".

"Não todos, mas alguns. [Aqueles que] rejeitam a realidade, rejeitam as alterações climáticas, tentam contrariar este processo. Nós em Portugal, e eu sou o Presidente de todos os portugueses, comprometemo-nos a cumprir o Acordo de Paris. Mas muitos políticos têm outra postura”, realçou Marcelo, que se mostrou ciente dos desafios que as alterações climáticas vão criar a curto-médio prazo.

“Há todo um novo emprego a ser criado. A lei e as políticas estão atrasadas em relação à ciência e à tecnologia”, disse.

A finalizar o seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa exprimiu o seu desejo de que a Web Summit se mantenha em Portugal mesmo depois do próximo ano. “Espero que a nossa reunião em 2019 e 2020 seja aqui em Lisboa. Porque Portugal merece. Nós merecemos”, destacou o Chefe de Estado.

Pelo menos para já, é garantido que a Web Summit regressará a Lisboa no próximo ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório