Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Barnier debateu com conselheiros de Marcelo "perspetivas" sobre o Brexit

A reunião do Conselho de Estado durou cerca de três horas. O negociador-chefe para o Brexit, Michel Barnier, também marcou presença em Belém.

Barnier debateu com conselheiros de Marcelo "perspetivas" sobre o Brexit
Notícias ao Minuto

19:26 - 17/01/19 por Ana Lemos com Lusa

Política Belém

O Presidente da República presidiu, esta quinta-feira, no Palácio de Belém, à reunião do Conselho de Estado, o décimo do mandato de Marcelo, e o terceiro com um convidado. Depois de Mario Draghi (presidente do BCE), Roberto Azevêdo (diretor-geral da OMC), Jean-Claude Juncker (presidente da Comissão Europeia), António Guterres (secretário-geral das Nações Unidas), e Augusto Santos Silva (ministro dos Negócios Estrangeiros), hoje o convidado foi o negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier.

No final da reunião, foi divulgada na página da Presidência da República uma curta nota, onde pode ler-se que "Michel Barnier, debateu as perspetivas das relações com o Reino Unido, tendo intervindo todos os Conselheiros de Estado".

No final, refere a mesma nota, "o primeiro-ministro [António Costa] apresentou o Plano de Preparação e de Contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo", aprovado esta quinta-feira em sede de Conselho de Ministros.

A reunião, que começou pouco depois das 15h00, durou cerca de três horas, tendo terminado pelas 18h15. Antes, o convidado do Presidente Marcelo foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Ausentes do Conselho de Estado - órgão político de consulta presidencial - desta quinta-feira estiveram presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e o neurocientista Manuel Damásio.

Recorde-se que a última reunião do chefe de Estado e os seus conselheiros aconteceu no dia 7 de novembro de 2018, com uma agenda também dedicada ao Brexit e a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, como convidado.

Integram o Conselho de Estado titulares dos cargos de presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, presidente do Tribunal Constitucional, Provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e pelos antigos Presidentes da República. E mais cinco cidadãos designados pelo chefe de Estado, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório