Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Governo devia ter aproveitado a proposta dos professores, mas não quis"

O fundador do Bloco de Esquerda comentou, esta sexta-feira à noite, o impasse que se vive na Educação e que hoje teve novos desenvolvimentos, com o Governo e sindicatos a não chegarem a um acordo e com os professores a partirem para a greve.

"Governo devia ter aproveitado a proposta dos professores, mas não quis"
Notícias ao Minuto

22:38 - 07/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Francisco Louçã

No seu comentário semanal na antena da SIC Notícias, Francisco Louçã abordou o resultado final da reunião de hoje entre o Ministério da Educação e os sindicatos dos professores. O antigo coordenador do Bloco de Esquerda começou por explicar que o “Governo está dividido” quanto à estratégia a seguir nesta polémica.

Por um lado, referiu, há “ministros” que defendem “levar os professores à parede” para assim o Governo “capitalizar” o descontentamento dos pais para com a instabilidade criada nas escolas. Afinal, lembrou, as eleições são já no próximo ano.

Por outro lado, há “ministros que pensam que o PS tem obrigações para com os professores depois do que lhes fez no governo de maioria absoluta que teve”.

Porém, sublinhou Francisco Louçã, a questão crucial e mais importante é as “escolas estarem estáveis, mobilizadas e com os professores motivados”, o que não está a acontecer.

Face ao resultado da reunião de hoje, o bloquista diz que “está agora em aberto a última fase possível da disputa e que é o Governo fazer o seu decreto de lei e ver como a Assembleia da República o interpretará”.

Na opinião do fundador do Bloco de Esquerda, o “Governo deveria ter aproveitado para negociar a proposta faseada apresentada pelos sindicatos, mas não quis”.

Recorde-se que a reunião de hoje terminou sem acordo, o que levou Mário Nogueira, da Fenprof, a anunciar uma greve dos professores entre os dias 1 e 4 de outubro e uma manifestação nacional para dia 5.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório