Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Caso TAP/Sonangol arquivado

O arquivamento foi decidido pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

Caso TAP/Sonangol arquivado
Notícias ao Minuto

14:48 - 23/04/18 por Ana Lemos com Lusa

País TCIC

O Tribunal Central de Instrução Criminal arquivou o caso Tap/Sonangol e, por isso, não levar a julgamento os sete arguidos, dos quais três advogados e quatro funcionários da TAP. A informação está a ser avançada pela RTP3.

De acordo com a televisão pública, a decisão terá sido tomada pelo juiz de instrução Ivo Rosa, que decidiu arquivar as acusações aos sete arguidos por não se verificarem indícios suficientes - dos factos pelos quais estavam imputados - nos autos para submeter os mesmos a julgamento.

"Conclui-se pela não verificação de indícios suficientes nos autos para submeter os arguidos a julgamento pelos factos que lhes foram imputados na acusação, razão pela qual se profere despacho de não pronúncia e consequente arquivamento dos autos", cita a RTP3.

Em causa está o caso conhecido em junho último, em Portugal, em que três advogados e outras quatro pessoas que tiveram ligação à TAP, um deles como membro do Conselho de Administração, foram acusados pelo Ministério Público (MP) português de corrupção ativa com prejuízo no comércio internacional, branqueamento e falsificação de documentos.

Segundo informação divulgada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), mediante um esquema de aparente prestação de serviços da TAP à Sonair, foi possível a colocação em Portugal, por parte da petrolífera angolana, de elevados montantes em dinheiro.

"A investigação apurou que a Sonair procedeu ao pagamento à TAP de um valor superior a 25 milhões de euros sem que tenha havido a prestação dos serviços aparentemente contratados", indicou na altura o DCIAP.

As autoridades portuguesas investigaram todos os responsáveis envolvidos neste caso e acabaram por extrair uma certidão sobre os alegados crimes que terão ocorrido em território angolano, enviando-a por carta rogatória para a Procuradoria-Geral de Angola para a continuidade da investigação. Esta segunda-feira, porém, o caso acabou arquivado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório