Autarca de Aveiro: Declarações sobre animais foram mal interpretadas

O presidente da Câmara de Aveiro disse hoje que as suas declarações sobre a nova lei que proíbe o abate de animais foram mal interpretadas e referiu que ele próprio tem animais de estimação.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
05/04/2017 21:35 ‧ 05/04/2017 por Lusa

País

Abate

O autarca Ribau Esteves (PSD) foi hoje alvo de críticas do PS, uma semana após se ter manifestado em desacordo com a nova legislação que proíbe o abate dos animais domésticos.

"As minhas declarações foram tiradas do contexto e decidi escrever um pequeno texto para que não haja aquelas leituras de que o presidente da Câmara de Aveiro é uma pessoa que quer mal aos animais. Eu próprio tenho duas cadelas e uma gata e as três são rafeiras. Andavam na rua e adotámos com todo o gosto", referiu hoje.

Ribau Esteves explicou que a nova lei veio criar "uma pressão muito forte sobre as câmaras para antecipar a regra do não abate", sendo essa a grande mudança que causa aumentos nos custos de funcionamento de um canil".

"Cria problemas de espaço porque é preciso ampliar os que existem e criar mais", declarou.

Para o autarca, que salienta não estar ainda a Lei regulamentada, "é necessária a criação de condições de sustentabilidade técnica e financeira para a sua implementação".

"Falta definir de onde vem o dinheiro para cumprir esse objetivo e temos chamado a atenção de que não é realista o prazo de dois anos (para aplicar a nova lei) porque é preciso muita obra e os autarcas não têm recursos, além de ser preciso todo um trabalho de sensibilização dos cidadãos para que as pessoas não abandonem os seus animais", prosseguiu.

Ribau Esteves deu conta do trabalho que a Comunidade Intermunicipal (a que preside) está a fazer, do estudo que mandou elaborar para a construção e funcionamento do canil intermunicipal, e de um segundo estudo sobre a organização dos serviços médico-veterinários das câmaras, criando um gabinete médico veterinário intermunicipal, que será a base da gestão desse canil.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas