Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Ministério da Cultura lamenta decisão de fecho do Teatro da Cornucópia

O Ministério da Cultura (MC) lamentou hoje a decisão de encerramento do Teatro da Cornucópia, "uma das estruturas de teatro mais importantes da história do teatro português", segundo um comunicado.

Ministério da Cultura lamenta decisão de fecho do Teatro da Cornucópia
Notícias ao Minuto

12:08 - 16/12/16 por Lusa

País Encerramento

"O seu trabalho, as suas criações e os seus espetáculos foram, desde 1973 até hoje, uma referência, para atores, encenadores e profissionais na área do Teatro e, naturalmente, também para os públicos. Pelo seu peso e qualidade artística foi, e continua a ser, um teatro apoiado pelo Estado, através da Direção-Geral da Artes", sublinha a tutela.

O Teatro da Cornucópia anunciou que encerrará portas no sábado, ao fim de 43 anos de atividade.

"Pensamos que ao longo destes anos fizemos muito e menos mal, mas também julgamos já ter idade para ousar dizer que não sabemos nem queremos adaptar-nos a modelos de gestão a que dificilmente nos habituaríamos a cumprir. Isso faríamos mal. Talvez seja tempo de parar a atividade", lê-se num comunicado divulgado pelo teatro.

O Ministério da Cultura referiu ainda que "manifestou disponibilidade em colaborar para que este encerramento se concretizasse da melhor forma, por profundo reconhecimento e respeito pelo património histórico - tangível e intangível -- que a companhia deixa para o teatro português".

A tutela assegurará "o aluguer do edifício [de propriedade privada] por um período de mais um ano, de modo a que o processo de encerramento, e todos os trabalhos que daí decorrem, seja realizado nas devidas condições".

Sem programação anunciada para os próximos meses, a companhia de teatro decidiu por fim à atividade com um recital, de entrada gratuita às 16:00, a partir de textos do poeta francês Guillaume Apollinaire, com a participação de atores e músicos que têm trabalhado com o teatro.

Num balanço do percurso da companhia, será ainda lançado o segundo volume do livro 'Teatro da Cornucópia - Espectáculos de 2002 a 2016', que reúne informação sobre 52 criações, e o DVD do espetáculo 'Fim de citação', de Joaquim Pinto e Nuno Leonel.

O Teatro da Cornucópia foi fundado em 1973 por Luís Miguel Cintra e Jorge Silva Melo. A estreia deu-se com a peça 'O Misantropo', de Molière, a 13 de outubro de 1973 no antigo Teatro Laura Alves, na Rua da Palma, em Lisboa, hoje transformado numa sapataria.

Em 1975 a companhia mudou-se para o Teatro do Bairro Alto (antigo Centro de Amadores de Ballet), onde permaneceu até à atualidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório