Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhos de remoção de carruagens já estão a decorrer

Os trabalhos de remoção das carruagens envolvidas no acidente que ocorreu na segunda-feira na linha do Norte já estão a decorrer, disse esta terça-feira à Lusa o comandante dos bombeiros de Soure.

Trabalhos de remoção de carruagens já estão a decorrer
Notícias ao Minuto

11:31 - 22/01/13 por Lusa

País Soure

De acordo com Carlos Luís, ouvido pela Lusa na estação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, local do acidente, estão a decorrer já os trabalhos de remoção das composições que permanecem na linha, no sentido Sul-Norte, onde as composições embateram.

Um comboio Intercidades embateu na segunda-feira, pelas 21h15, na retaguarda de um Regional, parado à entrada da estação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, concelho de Soure.

A Lusa verificou hoje de manhã que no local estão dezenas de trabalhadores envolvidos nas operações de remoção.

As cinco carruagens do Intercidades envolvidas no acidente já foram retiradas das vias, onde permanece agora a máquina daquele comboio e os destroços de uma das carruagens do regional em cima.

Duas carruagens do comboio regional estão tombadas ao lado.

Com o nascer do dia consegue ver-se muitos destroços e as catenárias que abastecem de energia os comboios completamente destruídas.

O comandante dos bombeiros adiantou que a Refer, empresa responsável pelos trabalhos de remoção, calcula que a circulação na via do sentido Sul-Norte “deverá estar reposta ao final do dia”.

Na outra linha, Norte-Sul, onde estão tombadas duas carruagens, os trabalhos de remoção “são mais difíceis”.

De acordo com fonte da CP, dos 18 comboios de serviço Alfa Pendular programados para hoje, 13 vão-se realizar com transbordo entre Coimbra B e Pombal e cinco foram cancelados. São eles o Alfa Pendular Braga/Lisboa, três comboios Alfa Pendular entre Porto/Campanhã e Lisboa e um Alfa Pendular Santa Apolónia/Lisboa e o Porto.

Ainda ao nível do serviço de longo curso, dos doze comboios Intercidades programados entre Lisboa e Porto, sete serão realizados com transbordo entre Coimbra B e Pombal e os restantes cinco não serão realizados (quatro no sentido de Santa Apolónia e o Porto e um no sentido inverso, Porto/Campanhã e Lisboa).

O comandante Carlos Luís disse ainda à Lusa que os bombeiros estiveram no local até às 3h30 e que 10 pessoas foram assistidas no local e outras 13 foram transportadas para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Os feridos transportados para o hospital, que de acordo com fonte dos HUC foram 15, já tiveram todos alta.

O Governo ordenou à Refer e à CP a abertura de um inquérito para apuramento das causas deste acidente, “cujas conclusões preliminares deverão ser apresentadas nas próximas 72 horas", refere uma nota divulgada na segunda-feira à noite pelo Ministério da Economia, que gere a pasta dos transportes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório