Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Como seria se Lisboa fosse alvo de um ataque terrorista?

Numa altura em que os atentados terroristas que tiveram lugar em território francês dominam a atualidade, o jornal i quis perceber como é que seria se, ao invés de Paris, tivesse sido a cidade de Lisboa o alvo dos membros da Al-Qaeda do Iémen.

Como seria se Lisboa fosse alvo de um ataque terrorista?
Notícias ao Minuto

08:48 - 15/01/15 por Notícias Ao Minuto

País Simulação

O jornal i propõe-nos hoje um exercício de imaginação. Assim, supúnhamos que os atentados que foram levados a cabo em território francês tinham tido lugar em Lisboa. Como é que as forças de segurança se iriam organizar?

De acordo com informações recolhidas junto de fontes de várias forças de segurança, o jornal i traça o plano daquilo que seriam três dias de tumulto na capital.

Assim, no primeiro dia, o do atentado, seriam mobilizados dois mil polícias, entre PSP, GNR, PJ e SEF. Seria montada uma sala de situação na sede da direção nacional da PSP e a dificuldade mais flagrante seria, não a falta de meios, mas a falta de concordância entre diferentes forças. Quem faria o quê? Seria a pergunta cuja resposta seria mais dramática.

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, e a secretária-geral do Sistema de Segurança Interna (SGSSI), Helena Fazendo, seriam as duas mulheres que iriam coordenar toda a operação, pertencendo à ministra a última palavra.

Começam por ser enviadas ambulâncias para o local – o alerta dado à polícia dá conta da morte de 12 pessoas numa empresa no centro de Lisboa – e a PSP envia carros-patrulha.

Depois, a Unidade de Trânsito corta os acessos ao local, pois trata-se de um ITP (incidente tático-policial), e são enviadas para o local as equipas de investigação criminal e de intervenção rápida. O objetivo é formar um perímetro de segurança, garantindo que os civis –além dos reféns – não correm riscos.

Os terroristas entretanto já abandonaram o local e a polícia faz o seu seguimento e não a perseguição. Porquê? Explica uma fonte da PSP que “fazer o seguimento é mais eficaz que iniciar uma perseguição”.

Entretanto, por se tratar de um atentado terrorista, já foi alertada a Unidade Nacional Contra Terrorismo da PJ. O diretor nacional da PSP é chamado à sede da polícia, bem como o SIS e um elemento da tutela.

A primeira grande decisão a ser tomada pela ministra estará relacionada com a operacionalidade. Até este momento é a PSP que coordena a operação, mas deverá continuar a fazê-lo ou a responsabilidade deverá passar para a alçada da Polícia Judiciária?

Ao mesmo tempo, as fronteiras são fechadas e os pontos de saída do país reforçados. Falamos de aeroportos e de portos marítimos.

Entretanto é já o segundo dia, em que o importante é ‘caçar’ os terroristas. Fonte da GNR garantiu ao jornal i que “não seria preciso um aparato tão grande como o de França” até porque, sublinhou, “mais homens não significa mais eficácia”.

Estariam portanto envolvidos na operação dois mil elementos entre PSP e GNR e as Forças Armadas só seriam chamadas a intervir se o Presidente da República assim o determinasse.

Por esta altura, pontos cruciais como o Metropolitano de Lisboa, a Ponte 25 de Abril e os edifícios de órgãos de soberania estariam sob fortes medidas de segurança.

Para César Nogueira, da Associação dos Profissionais da Guarda, o problema maior seria a falta de treino dos militares, porque, justifica, “cerca de metade do efetivo da GNR ocupa funções administrativas e outras não policiais, o que implica que os homens não tenham treino constante e pudessem não estar bem preparados”.

Esta falta de preparação não seria um problema para a polícia, pelo menos na ótica de Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia, para quem a maior dificuldade seria a falta de coletes à prova de bala e de outros equipamentos de segurança.

Ao terceiro dia da operação, dia em que os terroristas são capturados, a ministra da Administração Interna teria de dar ordem para que os snipers disparassem e pusessem um fim à vida dos agressores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório