Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Bloco exige respeito pelos antigos trabalhadores das minas

A comissão distrital de Viseu do Bloco de Esquerda (BE) exigiu hoje respeito pela lei e pelos antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU), a quem considera que foram "cobradas indevidamente" taxas moderadoras nos exames médicos.

Bloco exige respeito pelos antigos trabalhadores das minas
Notícias ao Minuto

12:25 - 28/11/14 por Lusa

País Nelas

Em comunicado, o BE lamenta "o não cumprimento da Lei 10/2010, que isenta estes trabalhadores do pagamento de taxas moderadoras nos exames médicos realizados no âmbito do PIS (Programa de Intervenção de Saúde)".

"A Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio denunciou as manobras dilatórias do presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, com promessas consecutivamente adiadas de fazer cumprir a lei, numa confissão de culpa pouco abonatória para um responsável pela Saúde pública", refere.

No seu entender, o Governo e a ARS do Centro, ao não terem ainda cumprido a lei, denotam "uma indesculpável falta de respeito pelos trabalhadores que foram vítimas da exposição à radioatividade, por incúria do Estado".

O BE lembra que tem estado ao lado dos antigos trabalhadores da ENU e dos seus familiares, tendo participado da semana passada numa vigília em frente ao centro de saúde de Nelas em protesto por esta situação.

No dia 03 de dezembro, por iniciativa do BE, será apresentado na Assembleia da República o livro "A vida dos trabalhadores de urânio", do investigador Carlos Mota Veiga, com o objetivo de "sensibilizar todos os deputados para a dura luta dos mineiros e as condições criminosas em que eram obrigados a laborar com o urânio", acrescenta.

Também o PCP se mostrou preocupado com esta situação, tendo na quarta-feira perguntado ao Ministério da Saúde se deu orientações para que sejam cobradas taxas moderadoras aos antigos trabalhadores da ENU e seus familiares.

No início da semana passada, antigos trabalhadores da ENU e familiares estiverem em vigília junto ao centro de saúde de Nelas, em protesto pelo pagamento de taxas moderadoras nos exames médicos realizados no âmbito do PIS.

Contactada na altura pela agência Lusa, a ARS do Centro informou não prestar declarações sobre o assunto.

Com sede na Urgeiriça, Canas de Senhorim, no concelho de Nelas, distrito de Viseu, a ENU teve a seu cargo, desde 1977, a exploração de minas de urânio em Portugal. A empresa entrou em processo de liquidação em 2001 e encerrou definitivamente no final de 2004.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório